UMA ANÁLISE DO USO DA CRIPTOGRAFIA NOS LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA DO ENSINO MÉDIO

Autores/as

  • Beatriz Fernandes Litoldo Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
  • Henrique Lazari Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Palabras clave:

Educação Matemática, Livro Didático, Criptografia, Ensino Médio

Resumen

A proposta deste artigo é apresentar uma análise dos Livros Didáticos selecionados pelo PNLD 2012 acerca da inserção do tema Criptografia nos conceitos matemáticos do Ensino Médio, verificando se este tema é abordado, como é feita essa abordagem e em que conceitos matemáticos ele é utilizado. Tal análise se deu a partir de uma leitura dos livros das coleções, dando mais atenção aos conteúdos de álgebra. O tema foi encontrado em duas das cinco coleções analisadas, sendo utilizado como uma aplicação da teoria abordada em seções como Saiba Mais e Contexto. Este artigo ao estudar um tipo de aplicação utilizada em livros didáticos, visa possibilitar que projetos de modelagem sejam desenvolvidos, utilizando a Criptografia e conceitos matemáticos associados.

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Publicado

2014-11-05
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Cómo citar

FERNANDES LITOLDO, Beatriz; LAZARI, Henrique. UMA ANÁLISE DO USO DA CRIPTOGRAFIA NOS LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA DO ENSINO MÉDIO. REMATEC, Belém, vol. 9, n.º 17, 2014. Disponível em: https://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/318. Acesso em: 1 may. 2025.

Número

Sección

Artigos Cientí­ficos