FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA NA PERSPECTIVA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA

Autores/as

  • Verônica Lopes Pereira de Oliveira Universidade Federal de Ouro Preto

Palabras clave:

Formação Continuada, Objetos de Aprendizagem, Aprendizagem Significativa, Educação Matemática

Resumen

Este artigo tem o propósito de apresentar as contribuições para o professor de Matemática, oriundas de um processo de formação continuada sobre “Objetos de Aprendizagem na perspectiva da Aprendizagem Significativa”. Nesse trabalho, descrevemos o processo de formação, relatamos a metodologia utilizada,  analisamos  as  contribuições  para  uma  professora  protagonista  do grupo de professores de Matemática participantes da pesquisa, e encerramos com as considerações finais. Esse grupo foi  constituído por  professores de Matemática do 6º ao 9º anos do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino de Ipatinga – MG. Investigado o perfil inicial dos professores e inserindo-os   no   processo   de   formação,   vislumbramos   aprendizagens   e mudanças, das quais apresentamos a análise, nesse trabalho, de uma professora protagonista.  Concluímos,  que  a  participação  docente  num  processo  de formação continuada possibilita a construção de conhecimento, transformação da prática docente, reflexões, novas posturas, uso de novas metodologias, ações fundamentadas teoricamente; enfim, a melhoria dos processos de ensino e aprendizagem de Matemática.

Descargas

Métricas

Visualizações em PDF
122
Jan 2014Jul 2014Jan 2015Jul 2015Jan 2016Jul 2016Jan 2017Jul 2017Jan 2018Jul 2018Jan 2019Jul 2019Jan 2020Jul 2020Jan 2021Jul 2021Jan 2022Jul 2022Jan 2023Jul 2023Jan 2024Jul 2024Jan 2025Jul 2025Jan 202615
|

Publicado

2013-11-05
Métricas
  • Visualizações do Artigo 565
  • PDF (Português (Brasil)) downloads: 122

Cómo citar

PEREIRA DE OLIVEIRA, Verônica Lopes. FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA NA PERSPECTIVA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA. REMATEC, Belém, vol. 8, n.º 14, p. 74–111, 2013. Disponível em: https://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/339. Acesso em: 15 may. 2025.

Número

Sección

Artigos Cientí­ficos