ETNOMATEMÁTICA, JOGOS DE LINGUAGEM E O PROGRAMA ESCOLA ATIVA

Autores/as

  • Ieda Maria Giongo Centro Universitário Univates
  • Fernanda Wanderer Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Palabras clave:

Programa Escola Ativa, educação matemática, anos iniciais, etnomatemática

Resumen

O trabalho tem por objetivo examinar os jogos de linguagem que constituem a matemática presente nos materiais do Programa Escola Ativa (PEA). Tendo como  aporte  teórico  o  campo  da  etnomatemática,  o  material  de  pesquisa consiste nos Cadernos endereçados aos alunos e educadores. O material foi escrutinado  seguindo  a  análise  do  discurso  na  perspectiva  foucaultiana  e apontou que os jogos de linguagem, se por um lado abordam situações da forma de vida rural, por outro, são sustentados por regras usualmente presentes na matemática escolar.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Métricas

Cargando métricas ...

Publicado

2013-08-10
Métricas
  • Visualizações do Artigo 165
  • PDF (Português (Brasil)) downloads: 106

Cómo citar

GIONGO , Ieda Maria; WANDERER, Fernanda. ETNOMATEMÁTICA, JOGOS DE LINGUAGEM E O PROGRAMA ESCOLA ATIVA. REMATEC, Belém, vol. 8, n.º 13, p. 44–58, 2013. Disponível em: https://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/347. Acesso em: 1 may. 2025.

Número

Sección

Artigos Cientí­ficos