ETNOMATEMÁTICA, JOGOS DE LINGUAGEM E O PROGRAMA ESCOLA ATIVA
Palabras clave:
Programa Escola Ativa, educação matemática, anos iniciais, etnomatemáticaResumen
O trabalho tem por objetivo examinar os jogos de linguagem que constituem a matemática presente nos materiais do Programa Escola Ativa (PEA). Tendo como aporte teórico o campo da etnomatemática, o material de pesquisa consiste nos Cadernos endereçados aos alunos e educadores. O material foi escrutinado seguindo a análise do discurso na perspectiva foucaultiana e apontou que os jogos de linguagem, se por um lado abordam situações da forma de vida rural, por outro, são sustentados por regras usualmente presentes na matemática escolar.
Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Métricas
Cargando métricas ...
Descargas
Publicado
2013-08-10
Métricas
- Visualizações do Artigo 165
- PDF (Português (Brasil)) downloads: 106
Cómo citar
GIONGO , Ieda Maria; WANDERER, Fernanda. ETNOMATEMÁTICA, JOGOS DE LINGUAGEM E O PROGRAMA ESCOLA ATIVA. REMATEC, Belém, vol. 8, n.º 13, p. 44–58, 2013. Disponível em: https://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/347. Acesso em: 1 may. 2025.
Número
Sección
Artigos Científicos