Abílio César Borges e a Geometria para professores brasileiros da segunda metade do século XIX
DOI:
10.37084/REMATEC.1980-3141.2023.n46.pe2023002.id566Palabras clave:
História da Educação Matemática, Expertise, Geometria para professores, Desenho Linear GeométricoResumen
Este texto analisa e discute a expertise, as produções e as ideias pedagógicas elaboradas por Abílio César Borges (1824-1891) e reconhecidas pelo Estado. O Barão de Macahubas, título pelo qual Abílio ficou conhecido, foi um notório personagem envolvido política e pedagogicamente na instrução pública e privada de seu tempo. Sobretudo, destacam-se os novos saberes relacionados ao ensino e a formação de professores. De modo mais específico, intenta-se responder a seguinte questão: que geometria foi proposta por Abílio Borges para professores brasileiros na segunda metade do século XIX, sistematizada na obra Desenho Linear ou Elementos de Geometria Prática Popular? As conclusões revelam os processos e dinâmicas na produção de uma nova geometria expressa na obra analisada, a qual se faz nova no sentido de oferecer aos professores subsídios para o ensino de uma rubrica escolar, mas com características ligadas ao campo disciplinar.
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