Narrativas de um professor de matemática do Curso Normal do IEEOB: descortinando memórias

Autores/as

DOI:

10.37084/REMATEC.1980-3141.2024.n47.e2024025.id614

Palabras clave:

História Oral, Matemática, Curso Normal, Instituto Estadual de Educação Olavo Bilac

Resumen

O objetivo deste artigo é apresentar memórias da formação do Prof. Edenel, trajetória profissional e o ensino de matemática no Curso Normal do Instituto Estadual de Educação Olavo Bilac (IEEOB) no período de 1987 a 2008. A demarcação temporal foi estabelecida em função da constatação que o professor foi quem mais tempo ministrou aulas de Matemática no Curso. A metodologia da história oral foi suporte teórico-metodológico para a realização da entrevista e diálogo com as memórias. Como resultados evidenciou-se que a trajetória escolar contribuiu para a escolha da profissão professor de Matemática. A formação acadêmica foi sólida no que tange conhecimentos matemáticos, porém escassa em saberes pedagógicos. O ensino de matemática destacou conteúdos como medidas e abordagem reflexiva e crítica. Concluiu-se que a formação e trajetória profissional do entrevistado apresenta congruência e riqueza de experiências que se refletiu na atuação docente e no modo de e como ensinar Matemática.

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Biografía del autor/a

Carla Coradini, Universidade Federal de Santa Maria

Possui graduação em Matemática pela Universidade Federal de Santa Maria (2000), Mestrado em Educação Matemática e Ensino de Física pela Universidade Federal de Santa Maria (2022), Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (2022). Professora do estado do Rio Grande do Sul de 2002 até o momento. Orientadora do pacto nacional pelo fortalecimento do Ensino Médio (2014 a 2015). Coordenadora Pedagógica no Instituto Estadual de Educação Olavo Bilac (2015 a 2019). Supervisora do Pibid (2018 a 2020). Preceptora do Residência Pedagógica (2020 a 2022).

Rita de Cássia Pistóia Mariani, Universidade Federal de Santa Maria

Possui graduação em Matemática- Licenciatura (1997) pela Universidade Federal de Santa Maria, mestrado em Educação (2000) pela mesma instituição e doutorado em Educação Matemática (2006) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Atualmente é professora associada da Universidade Federal de Santa Maria, lotada no Departamento de Matemática, membro do PPGEMEF - Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Ensino de Física/ UFSM e do PPGECQVS - Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da vida e saúde/UFSM. É pesquisadora e uma das líderes do EMgep - Educação Matemática: grupo de estudos e pesquisas. Tem experiência na área de Educação Matemática atuando principalmente no ensino e na aprendizagem de Matemática na Educação Básica e no Ensino Superior, bem como na formação de professores que ensinam Matemática.

Citas

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Publicado

2024-07-28
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Cómo citar

CORADINI, Carla; MARIANI, Rita de Cássia Pistóia. Narrativas de um professor de matemática do Curso Normal do IEEOB: descortinando memórias. REMATEC, Belém, vol. 19, n.º 47, p. e2024025, 2024. DOI: 10.37084/REMATEC.1980-3141.2024.n47.e2024025.id614. Disponível em: https://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/614. Acesso em: 1 may. 2025.

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