O livro de Didática Especial da Matemática de Manoel Jairo Bezerra e a profissionalização docente nas décadas de 1950 e 1960

Autores/as

DOI:

10.37084/REMATEC.1980-3141.2025.n53.e2025004.id640

Palabras clave:

Saberes profissionais, Professor de Matemática, Manual docente, CADES, FNFi

Resumen

O artigo analisa a profissionalização docente a partir do livro Didática Especial da Matemática. A pesquisa destaca a importância do manual que continha o mesmo nome de uma disciplina do curso de licenciatura na década de 1940 na Faculdade Nacional de Filosofia e sua influência no curso de formação da Campanha de Aperfeiçoamento e Difusão do Ensino Secundário (CADES) nas décadas de 1950 e 1960. Os resultados apontam para a presença de conteúdos como planejamento de aulas, conhecimento psicológico dos alunos e estratégias de ensino nos manuais estudados. Além disso, há indícios da influência da Reforma Francisco Campos e de Euclides Roxo. Conclui-se que o manual analisado é fundamental para compreender a profissionalização docente de Matemática, destacando a importância da Didática Especial da Matemática, que foi instituída como um saber de referência institucionalizado na Faculdade de Filosofia e que se mostra um saber legitimado no curso da CADES.

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Biografía del autor/a

Paulo Roberto Castor Maciel, Universidade Federal Fluminense

Doutor em Ciência, Tecnologia e Educação pelo CEFET/RJ (07/03/2018). É mestre em Ensino de Matemática pelo CEFET/RJ. Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal Fluminense (2006). Atualmente é professor do Departamento de Educação do Instituto de Educação de Angra dos Reis. Ex- professor da licenciatura em Matemática da FEBF. Tem experiência com Educação a Distância.

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Publicado

2025-04-17
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Cómo citar

MACIEL, Paulo Roberto Castor. O livro de Didática Especial da Matemática de Manoel Jairo Bezerra e a profissionalização docente nas décadas de 1950 e 1960. REMATEC, Belém, vol. 20, n.º 53, p. e2025004, 2025. DOI: 10.37084/REMATEC.1980-3141.2025.n53.e2025004.id640. Disponível em: https://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/640. Acesso em: 1 may. 2025.

Número

Sección

Artigos Cientí­ficos