A Teoria da Objetivação como ponto de reflexão sobre o fracasso escolar
DOI:
10.37084/REMATEC.1980-3141.2024.n50.e2024014.id703Palabras clave:
Ser, Conhecer, Teoria da ObjetivaçãoResumen
Os desafios sobre o enfrentamento do fracasso escolar na urgente ressignificação do papel de estudantes e professores tem sido um dos arcabouços científicos de investigação, reflexão e ação mais relevantes no universo educativo. A questão do processo de ensino e aprendizagem é um dos eixos em destaque neste pensamento, pois contempla o cerne do desenvolvimento de sujeitos em sala de aula nas suas relações. Pensando de forma crítica, na necessidade de discussões sobre estes constructos pós-pandemia, o presente artigo se propõe a elucidar algumas das interfaces entre o ensinar e o aprender e as premissas favoráveis para o sucesso escolar à luz da Teoria da Objetivação, pensada por Luis Radford. O presente estudo bibliográfico traz em destaque a complexidade das causas e manifestações do insucesso escolar com ênfase na necessidade de uma relação professor, aluno e conhecimento fundamentados nos valores políticos, sociais, históricos e culturais dos sujeitos. A intenção é estabelecer um diálogo didático com a Teoria da Objetivação, propondo a construção de uma via pedagógica de reflexão capaz de transformar as salas de aula em espaços de aprendizagens permeados pela ética da autonomia, da solidariedade, da cooperação e da conexão entre os sujeitos.
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