O ensino de geometria nos livros didáticos de Benedito Castrucci e coautores (1976-1985)
DOI:
10.37084/REMATEC.1980-3141.2022.n.p169-189.id524Palavras-chave:
História da Matemática Escolar, Ensino de Geometria, Livro Didático, Movimento da Matemática ModernaResumo
Este artigo tem como objetivo analisar historicamente a geometria abordada nos livros didáticos no período de perda do protagonismo do Movimento da Matemática Moderna (MMM), entre os anos de 1976 e 1985, mais especificamente, as coleções Matemática (CASTRUCCI; PERETTI; GIOVANNI, 1976) e A conquista da Matemática: contexto e aplicações (GIOVANNI; CASTRUCCI, 1985). Esta pesquisa está amparada em uma história cultural, na perspectiva de Roger Chartier (2002). Buscou-se responder à questão norteadora: Que geometria foi abordada nos livros didáticos de 5.ª a 8.ª séries no período de perda do protagonismo do MMM, no período de 1976 a 1985? E como resultados, perceberam-se permanências, com pequenas variações, – Geometria de Euclides, teoria dos conjuntos no ensino da geometria, abordagens intuitiva e dedutiva, ausência da geometria das transformações, dentre outras –; e mudanças – construções com régua e compasso, presença de tendência da Educação Matemática: a Resolução de Problemas, dentre outras.
Downloads
Métricas
Referências
BÚRIGO, E. Z. Lucienne Félix no Brasil: repercussões de um movimento em curso na França dos anos 1960. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 1., 2012. Anais eletrônicos [...] Campinas, Galoá, 2012. Sem paginação. Disponível em: https://proceedings.science/enaphem-2012/trabalhos/lucienne-felix-no-brasil-repercussoes-de-um-movimento-em-curso-na-franca-dos-anos-1960. Acesso em: 10 ago. 2021.
CASTRUCCI, B. Benedito Castrucci: depoimento [jul. 1988]. Entrevistadora: Elizabete Zardo Búrigo. São Paulo. 1988. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/201102. Acesso em: 07 fev. 2021.
CASTRUCCI, B. Benedito Castrucci: depoimento [out. 1990]. Entrevistadores: Sonia Maria de Freitas e Agostinho dos Santos. São Paulo: Museu da Imagem e do Som, 1990. Disponível em: https://acervo.mis-sp.org.br/buscacompleta?field_busca_field_value_op=allwords&field_busca_field_value=benedito+castrucci. Acesso em: 07 fev. 2021.
CASTRUCCI, B. Sobre o Ensino de Geometria no curso Secundário. In: CONGRESSO NACIONAL DE ENSINO DA MATEMÁTICA, 2., 1957, Porto Alegre. Anais […] Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul. 1957. p. 72. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/190262. Acesso em: 25 ago. 2021.
CASTRUCCI, B. Lições de Geometria elementar. 6. ed. São Paulo: Editora Universidade de São Paulo, 1961.
CASTRUCCI, B.; PERETTI, R. G.; GIOVANNI, J. R. Matemática, 5ª série. São Paulo: FTD, 1976a.
CASTRUCCI, B.; PERETTI, R. G.; GIOVANNI, J. R. Matemática, 6ª série: livro do professor. São Paulo: FTD, 1976b.
CASTRUCCI, B.; PERETTI, R. G.; GIOVANNI, J. R. Matemática, 7ª série . São Paulo: FTD, 1976c.
CASTRUCCI, B.; PERETTI, R. G.; GIOVANNI, J. R. Matemática, 8ª série: livro do professor. São Paulo: FTD, 1976d.
CHARTIER, R. À beira da falésia: a história entre incertezas e inquietude. Tradução: Patrícia Chittoni Ramos. Porto Alegre: Ed. UFRGS, 2002.
DUARTE, A. R. S. Matemática e educação matemática: a dinâmica de suas relações ao tempo do movimento da matemática moderna no Brasil. 2007. 438 f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2007.
FIORENTINI, D. Rumos da pesquisa brasileira em Educação Matemática: o caso da produção científica em cursos de Pós-Graduação. 1994. 425 f. Tese (Doutorado em Educação)- Faculdade de Educação, Unicamp, Campinas, 1994.
FTD. José Ruy Giovanni celebra 40 anos de FTD, FTD Educação, 18 ago. 2015. Disponível em: https://ftd.com.br/noticias/jose-ruy-giovanni-celebra-40-anos-de-ftd/. Acesso em: 06 jun. 2021.
GIOVANNI, J. R.; CASTRUCCI, B. A conquista da Matemática: teoria e aplicação, 5ª série. São Paulo: FTD, 1985a.
GIOVANNI, J. R.; CASTRUCCI, B. A conquista da Matemática: teoria e aplicação, 6ª série. São Paulo: FTD, 1985b.
GIOVANNI, J. R.; CASTRUCCI, B. A conquista da Matemática: teoria e aplicação, 7ª série. São Paulo: FTD, 1985c.
GIOVANNI, J. R.; CASTRUCCI, B. A conquista da Matemática: teoria e aplicação, 8ª série. São Paulo: FTD, 1985d.
LANDO, J. C. O estudo dirigido no ensino de Matemática no Brasil (1955-1966). In: CONFERÊNCIA INTERAMERICANA DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 13., 2011, Recife. Anais [...]. Recife: Universidade Federal de Pernambuco, 2011.
LEME DA SILVA, M. C. Que Geometria Moderna para as escolas do Brasil e de Portugal?. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 8, n. 25, p. 689-699, jul. 2008a. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/index.php/dialogoeducacional/article/view/3757. Acesso em: 13 set. 2021. DOI: https://doi.org/10.7213/rde.v8i25.3757
LEME DA SILVA, M. C. A geometria escolar em Portugal e no Brasil: possibilidades de um estudo comparativo. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, 5., 2008, Aracaju. Anais […] Aracaju. 2008b. p. 1-13. Disponível em: https://sbhe.org.br/uploads/proceeding/545/853fe880355199b18a304ec50addf864.pdf . Acesso em: 13 nov. 2020.
MOISE, E. E.; DOWNS, F. L. Geometria Moderna. 1. ed., em língua inglesa, 1964. Tradução: Renata G. Watanabe e Dorival A. Mello. São Paulo: Editora Edgard Blucher Ltda, 1971.
ONUCHIC, L. De La R. Ensino-aprendizagem de matemática através da resolução de problemas. In: BICUDO, M. A. V. (Org.) Pesquisa em Educação Matemática: concepções e perspectivas. São Paulo: Editora UNESP, 1999. p. 199-218.
PIERRO NETTO, S. O Trabalho Dirigido no Ensino de Matemática. In: CONGRESSO BRASILEIRO DO ENSINO DA MATEMÁTICA, 5., 1968, São José dos Campos. Anais […]. São Paulo, 1968. p. 64-72
RAMASSOTTI, L. C. Benedito Castrucci e as suas publicações destinadas ao ensino em geral com ênfase em geometria. 2018. 360 f. Tese (Doutorado em Educação Matemática) - Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2018.
RICH, B. Geometria. 2. ed. Tradução: Rafael Morones. México: McGraw-Hill Interamericana, 1988.
SOARES, E. T. P.; PINTO, N. B. Investigando os blocos lógicos: um desafio inicial. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 10, Curitiba, 2011. Anais [...]. Curitiba, PUC, 2011. p. 6790-6803. Disponível em: https://educere.bruc.com.br/CD2011/pdf/4374_3255.pdf. Acesso em: 10 ago. 2021.
SOUZA, G. L. D. Educação matemática na CENP: um estudo histórico sobre condições institucionais de produção cultural por parte de uma comunidade de prática. 2005. 432 f. Tese (Doutorado em Educação)- Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2005.
ZUIN, E. S. L. Da régua e do compasso: as construções geométricas como um saber escolar no Brasil. 2001. 211 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2001.
Downloads
Publicado
- Visualizações do Artigo 551
- PDF downloads: 264