Experts em educação e a produção de saberes no campo pedagógico
Palavras-chave:
saberes objetivados, formação de professores, expertise profissional, história da educação matemática, circulação de saberesResumo
O presente artigo é parte de um projeto de pesquisa que está em andamento no qual vem sendo
problematizada a emergência, especialização e institucionalização da expertise em educação no final do século XIX e, mais fortemente, no curso do século XX. Tem-se por hipótese teórica que esses
sujeitos, experts em educação, participam de modo decisivo da produção de saberes na formação de professores e no ensino. Orientado pela interrogação “Como determinados saberes se tornaram historicamente objetivados na formação de professores e no ensino?”, o recurso e uso político da expertise em educação é investigado a partir da mobilização de referenciais teóricos que problematizam a temática (TOCHON, 2004; HOFSTETTER, 2010; HOFSTETTER et al. 2013; Matasci, 2015), os quais constituíram-se em base teórica de análise de dois estudos tomados como referências neste texto, quais sejam: Souza (2005) e Vidal e Garcia (2012). Resultados da investigação confirmam a hipótese teórica e caracterizam os experts em educação como vetores de objetivação de saberes no campo pedagógico.
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Referências
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