Academia Real Militar: primeiros Livros utilizados para o Ensino de Matemática Superior no Brasil
Palavras-chave:
História da Educação, Educação Matemática, Academia Real Militar, Livros DidáticosResumo
A História da Educação Matemática é responsável por promover a historiografia dos processos
adotados para o ensino conhecimento matemático. Nessa perspectiva, este artigo preocupa-se em entender o início do ensino dessa ciência em uma das primeiras instituições fundadas no Brasil: a
Academia Real Militar. O texto é direcionado a compreender quais e o que continham os livros didáticos utilizados para o ensino de Matemática nessa instituição. Serão descritos sumários de algumas das obras mais utilizadas, indicadas na Carta Lei publicada em 4 de dezembro de 1810, idealizada por D. Rodrigo (1788 - 1812), sob a ordem do Príncipe Regente do Brasil e de Portugal, D. João VI (no período compreendido entre 1767 a 1826). Esse documento declarava os estatutos vigentes na Academia Real Militar que foi fundada no Rio de Janeiro, atual capital da Corte e determinava os conhecimentos matemáticos importantes para o desenvolvimento científico e militar no Brasil.
Downloads
Métricas
Referências
MATHOS, L. M. Jr. Catalogo da Biblioteca da Escola Polytechnica do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro. Jornal do Comercio, 1925.
MORMÊLLO, Ben Hur. O Ensino de Matemática na Academia Real Militar do Rio de Janeiro, de 1811 a 1874. Dissertação de Mestrado. UNICAMP/Campinas-SP. p. 189.
SAD, Ligia Arantes. A formação e as contribuições das anotações de estudantes a academia militar (1810 - 1838). Edição Especial da Revista Brasileira de História da Matemática. Vol. 11, nº 23 – páginas 111-138. Publicação Oficial da Sociedade Brasileira de História da Matemática.
SCHUBRING, Gert. Análise histórica de livros de matemática: notas de aula. Tradução Maria Laura Magalhães Gomes. Campinas, SP: Autores Associados, 2003.
VALENTE, Wagner Rodrigues. Uma história da Matemática escolar no Brasil, 1730-1930. 2. ed. São Paulo: Annablume: FAPESP, 2007. 214 p.
Downloads
Publicado
- Visualizações do Artigo 209
- PDF downloads: 66