Princípios epistemológicos e socioculturais para a Formação de professores de Matemática
Palavras-chave:
Formação de professores, educação matemática, prática epistemológicas, práticas docentes, cultura e etnomatemáticaResumo
O presente artigo apresenta uma pesquisa sobre a formação de professores de matemática considerando princípios epistemológicos e socioculturais subjacentes às proposições científico pedagógicas de Freire io (1996, 1998, 1999, 2004, 2006), concernentes a como professores de matemática deveriam exercer seu profissionalismo nas práticas de sala de aula. À luz da educação matemática crítica, busco compreender o ensino envolvido com atividades culturais que é importante para adquirir novos conhecimentos epistemológicos além das experiências criadas na sociedade, sobretudo em relação aos saberes docentes: Saber disciplinas, saber conteúdos, saber fazer, saber ser e saber conviver num determinado contexto sociocultural. Busco articular os saberes culturais epistemológicos desenvolvidos/construídos no ensino e na aprendizagem baseados nas experiências, vivencias e práticas proporcionadas por professores. Nesta perspectiva, o olhar dos autores contribui para a formação de professores de matemática que devem buscar uma forma de organização pedagógica e espaços institucionais que favoreçam a constituição de competências docentes que são requeridas para ensinar e para aprender.
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