Processos de Subjetivação em torno da escrita da obra Ex Ludis Rerum Mathematicarum de Leon Battista Alberti
DOI:
10.37084/REMATEC.1980-3141.2021.n39.p185-205.id494Palavras-chave:
Ex Ludis Rerum Mathematicarum, Matemática Lúdica, Leon Battista Alberti, Teoria da Objetivação, Processos de SubjetivaçãoResumo
O artigo é um recorte de uma pesquisa de doutorado em andamento que investiga as relações entre a obra Ex Ludis Rerum Mathematicarum de Leon Battista Alberti e seu contexto sócio-histórico-cultural. A obra foi escrita em 1450 atendendo a um pedido do príncipe Meliaduse da corte dos Este de Ferrara na Itália. Neste recorte, as autoras se debruçam sobre a referida obra e seu contexto político e social. O eixo temporal se inicia com a amizade entre Alberti e Meliaduse, iniciada antes de 12 de outubro de 1437, e termina com a escrita da obra e sua dedicação ao príncipe em 1450. Recorrendo a Teoria da Objetivação, destacam-se alguns processos sociais que se manifestam em torno da escrita da obra, com ênfase nos processos de subjetivação. A fonte primária do estudo é a tradução brasileira da obra, intitulada Matemática Lúdica, publicada em 2006 pela editora Jorge Zahar Ed.
Downloads
Métricas
Referências
ALBERTI, Leon Battista. Opere Volgari. Volume secondo. Transcrição e edição de Cecil Grayson. Bari: Gius, Laterza & Figli, 1966.
ALBERTI, Leon Battista. Opere Volgari. Volume terzo. Transcrição e edição de Cecil Grayson. Bari: Gius, Laterza & Figli, 1973.
ALBERTI, Leon Battista. Divertissements Mathématiques. Tradução de Pierre Souffrin. Paris: Éditions du Seuil, 2002.
ALBERTI, Leon Battista. Matemática Lúdica. Tradução de André Telles. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2006.
BARBIERI, Andrea. Ferrara 1438: Alberti, Lapo e Guarino. Giornale storico della Letteratura italiana, vol. 183, fasc. 603, 2006.
BARBIERI, Andrea. Alberti e Leonello: astrologia na corte estense de Ferrara. In: Schifanoia: notizie dell'istituto di studi rinascimentali di Ferrara 34-35. Pisa: Fabrizio Serra, 2008. p. 45-50. DOI: 10.1400/150806.
BENVENUTI, Antonia Tissoni. Alberti a Ferrara. In: REGOLIOSI, Mariangela; CARDINI, Roberto (ed.). Alberti e la cultura del Quattrocento: Atti del Convegno internazionale del Comitato nazionale del VI centenario della nascita di Leon Battista Alberti. Firenze: Polistampa, 2007. p. 267-291. DOI: 10.1400/105660.
BERTOLINI, Lucia. Leon Battista Alberti. Nuova informazione bibliografica: Il sapere nei libri, Bologna, v.2, p. 245 – 288, 2004. DOI: 10.1448/13581.
BRANDÃO, Carlos Antônio Leite. Quid Tum?: O combate da arte em Leon Battista Alberti. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2000.
BURKE, Peter. O Cortesão. In: GARIN, Eugenio (Org.). O Homem Renascentista. Tradução de Maria Jorge Vilar de Figueiredo. Lisboa: Editorial Presença, 1991. cap. 4.
COLE, Alison. Italian Renaissance Courts: Art, Pleasure and Power. London: Laurence King Publishing Ltd, 2016.
D’AMORE, B. Leon Battista Alberti ed i suoi Ludi rerum mathematicarum. Il Carobbio, Bologna, v. 30, p. 61-66, 2005.
RADFORD, Luis. Beyond Anecdote and Curiosity. The Relevance of the Historical Dimension in the 21st Century Citizen’s Mathematics Education. In: Barbin, Evelyne; STEHLÍKOVÁ, Nad’a; TZANAKIS, Constantinos. (Eds.). Proceedings of the 5th European Summer University. Prague: Vydavatelský servis, Plzeň, 2008, p. 163-167.
RADFORD, Luis. A teoria da objetivação e seu lugar na pesquisa sociocultural em educação matemática. In: Moretti, Vanessa Dias; Cedro, Wellington Lima (Org.). Educação matemática e a teoria histórico-cultural: um olhar sobre as pesquisas. São Paulo: Mercado das Letras, 2017. p. 229-261.
RADFORD, Luis. Semiosis and Subjectification: The Classroom Constitution of Mathematical Subjects. In: PRESMEG, Norma; RADFORD, Luis; ROTH, Wolff-Michael; KADUNZ, Gert. Signs of Signification: Semiotics in Mathematics Education Research. Switzerland: Springer, 2018. p. 21-35.
RADFORD, Luis. Un recorrido a través de la Teoría de la Objetivación. In: GOBARA, Shirley Takeco; RADFORD, Luis. Teoria da Objetivação: Fundamentos e aplicações para o ensino e aprendizagem de ciências e matemática. São Paulo, Brazil: Livraria da Física, 2020. p. 15-42.
RADFORD, Luis. The theory of objectification: A Vygotskian perspective on knowing and becoming in mathematics teaching and learning. Leiden: Brill/Sense, 2021. DOI:
https://doi.org/10.1163/9789004459663 DOI: https://doi.org/10.1163/9789004459663
ROMANELLI, Sergio. Introdução. In: ALBERTI, Leon Battista. Da arte de construir: tratado de arquitectura e urbanismo. Tradução e organização de Sergio Romanelli. São Paulo: Hedra, 2012.
SALETTI, Beatrice. Intorno a una dedica sbagliata. La morte di Leonello d’Este e la datazione degli Ex ludis rerum mathematicarum albertiani. Filologia Italiana, Pisa-Roma, v. 5, p. 119 - 138, 2008.
SALETTI, Beatrice. La successione di Leonello d’Este e altri studi sul Quattrocento ferrarese. Padova: libreriauniersitaria.it edizioni, 2015.
Downloads
Publicado
- Visualizações do Artigo 231
- PDF downloads: 182