A EMERGÊNCIA DE UMA NOVA TÉCNICA E O DISCURSO TECNOLÓGICO-TEÓRICO EVIDENCIADO POR PROFESSORES EM FORMAÇÃO
Palavras-chave:
Mediatriz, Técnica, Discurso Tecnológico-teórico, Organização DidáticaResumo
Este trabalho trata do processo de elaboração, por parte do sujeito, de uma nova técnica de construção geométrica. Estudos teóricos a respeito da Teoria Antropológica do Didático têm evidenciado que o discurso tecnológico-teórico pode contribuir para esse processo. O nosso objetivo é evidenciar como os aportes tecnológico-teóricos que circundam o objeto matemático mediatriz e a técnica utilizada para a sua construção foram explicitados como elementos constitutivos de uma nova técnica de construção geométrica. A análise das tarefas apresentadas e a emergência das técnicas e do discurso tecnológico- teórico fez perceber que a organização didática favoreceu que os professores desenvolvessem técnicas diferentes apoiadas no discurso tecnológico-teórico, ao solucionarem as tarefas de construção geométrica propostas nessa organização.
Downloads
Métricas
Downloads
Publicado
- Visualizações do Artigo 83
- PDF downloads: 30