A EMERGÊNCIA DE UMA NOVA TÉCNICA E O DISCURSO TECNOLÓGICO-TEÓRICO EVIDENCIADO POR PROFESSORES EM FORMAÇÃO

Authors

  • Gilson Bispo de Jesus Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Keywords:

Mediatriz, Técnica, Discurso Tecnológico-teórico, Organização Didática

Abstract

Este trabalho trata do processo de elaboração, por parte do sujeito, de uma nova técnica de construção geométrica. Estudos teóricos a respeito da Teoria Antropológica do Didático têm evidenciado que o discurso tecnológico-teórico pode contribuir para esse processo. O nosso objetivo é evidenciar como os aportes tecnológico-teóricos que circundam o objeto matemático mediatriz e a técnica  utilizada  para a  sua  construção foram  explicitados  como elementos constitutivos de uma nova técnica de construção geométrica. A análise das tarefas apresentadas e a emergência das técnicas e do discurso tecnológico- teórico fez perceber que a organização didática favoreceu que os professores desenvolvessem técnicas diferentes apoiadas no discurso tecnológico-teórico, ao solucionarem as tarefas de construção geométrica propostas nessa organização.

Downloads

Metrics

PDF views
30
Jan 2014Jul 2014Jan 2015Jul 2015Jan 2016Jul 2016Jan 2017Jul 2017Jan 2018Jul 2018Jan 2019Jul 2019Jan 2020Jul 2020Jan 2021Jul 2021Jan 2022Jul 2022Jan 2023Jul 2023Jan 2024Jul 2024Jan 2025Jul 2025Jan 20265.0
|

Published

2013-08-10
Métricas
  • Visualizações do Artigo 83
  • PDF (Português (Brasil)) downloads: 30

How to Cite

BISPO DE JESUS, Gilson. A EMERGÊNCIA DE UMA NOVA TÉCNICA E O DISCURSO TECNOLÓGICO-TEÓRICO EVIDENCIADO POR PROFESSORES EM FORMAÇÃO. REMATEC, Belém, vol. 8, no. 13, p. 107–125, 2013. Disponível em: https://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/351. Acesso em: 18 may. 2025.

Issue

Section

Artigos Cientí­ficos