Reflexões sobre as compreensões de planejamento na Formação Inicial de Professores de Matemática
DOI:
10.37084/REMATEC.1980-3141.2021.n38.p49-63.id336Palavras-chave:
Estágio na docência, desenvolvimento profissional, ensino de Matemática, prática de ensinoResumo
Esta investigação teve como objetivo compreender as concepções iniciais acerca do planejamento de uma aula com o uso de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) de licenciandos em Matemática na Prática enquanto Componente Curricular (PeCC III). A partir do estágio de Docência no Ensino Superior, foi desenvolvida uma Investigação-Ação numa perspectiva da reflexão crítica e pesquisa da própria prática. Para tal, utilizou-se a prática da escrita e reescrita, pois acredita-se que permite aos licenciandos evoluir conceitualmente, favorecendo o desenvolvimento profissional além de propiciar a investigação e a reflexão da prática docente. Utilizou-se como abordagem metodológica a pesquisa qualitativa, com análise dos processos de escritas narrativas de 26 licenciandos. Pela análise temática de conteúdo das escritas dos licenciandos identificou-se três categorias: i) concepção inicial de planejamento; ii) descrições a priori de como realizariam o planejamento de uma aula (com TIC); iii) descrições a posteriori de como realizaram o planejamento de uma aula com TIC. Portanto, foi possível perceber o potencial desta investigação para a constituição dos conhecimentos de professor no que tange aos sentidos atribuídos pelos licenciandos no planejamento de uma aula.
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