Os Elementos de Euclides para o século XXI, um “upgrade” tecnológico em imagens interativas
DOI:
10.37084/REMATEC.1980-3141.2023.n44.pe2023009.id513Palavras-chave:
História da Matemática, Tecnologia, Educação Matemática, Os Elementos, EuclidesResumo
A História e a Tecnologia são duas ferramentas bastante utilizadas no contexto da Educação Matemática. Contudo, a utilização simultânea destes dois instrumentos ainda é extremamente residual. Neste artigo iremos apresentar um exemplo de como utilizar a tecnologia, em particular, o GeoGebra, para abordar um livro marcante na História da Matemática: Os Elementos de Euclides. Utilizando este software de geometria dinâmica é possível novas abordagens às demonstrações de Euclides, permitindo que os estudantes tenham acesso a imagens construídas «passo a passo» e não apenas a uma imagem final estática como acontece num livro ou num pdf.
Downloads
Métricas
Referências
BICUDO, I. (trad.) Os Elementos Euclides. São Paulo: Unesp, 2009.
BYRNE, O. The First Six Books of the Elements of Euclid in which coloured diagrams and symbols are used instead of letters for the greater ease of learners. London: William Pickering, 1847.
CLARK, K. History and Pedagogy of mathematics in mathematics education: History of the field, the potential of current examples, and directions for the future. In: Eleventh Congress of the European Society for Research in Mathematics Education, pp. 29-55. Utrecht: Utrecht University, 2019.
CLARK, K.; KJELDSEN, T.; SCHORCHT, S.; TZANAKIS, K. (Eds.). Mathematics, Education and History: Towards a Harmonious Partnership (ICME-13). Springer, 2018. DOI: https://doi.org/10.1007/978-3-319-73924-3
COMMANDINO, F. (tradução portuguesa). Elementos de Euclides. Dos seis primeiros livros, do undécimo e duodécimo da versão latina de Frederico Commandino. Coimbra: Imprensa da Universidade, 1855. http://www.mat.uc.pt/~jaimecs/euclid/elem.html
CULLEN, C.; HERTEL, J.; NICKELS, M. The Roles of Technology in Mathematics Education. The Educational Forum, v. 84, n. 2, p. 166-178, 2020.
https://doi.org/10.1080/00131725.2020.1698683 DOI: https://doi.org/10.1080/00131725.2020.1698683
CUOCO, A.; GOLDENBERG, P. A Role for Technology in Mathematics Education. The Journal of Education, v. 178, n. 2, pp. 15-32, 1996. https://doi.org/10.1080/00131725.2020.1698683 DOI: https://doi.org/10.1177/002205749617800202
DUARTE, A. L. (coord. científico) Azulejos que ensinam. Coimbra: Museu Nacional Machado de Castro e Universidade de Coimbra, 2007.
EATON, C. Technology and Math Education: ChatGPT Is Here–Now What? (Mathematical Association of America website), 2023. Disponível em: https://www.mathvalues.org/masterblog/technology-and-math-education-chatgpt-is-herenow-what. Acesso em: 17 maio 2023.
HEATH, T. Euclid, The Thirteen Books of The Elements (Vol. 1, 2 e 3). New York: Dover, 1956.
ISODA, M. Why we use historical tools and computer software in Mathematics Education: mathematics activity as a human endeavor project for secondary school. In: Proceedings of HPM & ESU4, pp. 132-141. Uppsala: Upsala Universitet, 2004.
ISODA, M.; AOYAMA, K. Mathematics history is another door for using technology in education: The change of belief in mathematics via exploring historical text with technology in the case of undergraduates. In: Proc. Fifth Asian Technology Conference in Mathematics, pp. 132-141. ATCM, Inc. USA, 2000.
JANKVIST, U. A categorization of the “whys” and “hows” of using history in mathematics education. Educational Studies in Mathematics, v. 71, n. 3, pp. 235–261, 2009. https://doi.org/https://doi.org/10.1007/s10649-008-9174-9 DOI: https://doi.org/10.1007/s10649-008-9174-9
JOYCE, D. Euclid’s Elements (website), 1996-7. http://aleph0.clarku.edu/~djoyce/java/elements/toc.html
PINTO, H. Os Elementos de Euclides – O Livro I (website), 2008. http://jnsilva.ludicum.org/elementos_livro_1/mat/elementos/index.htm
PINTO, H. (2.ª ed.). História da Matemática na Sala de Aula. Lisboa: Ludus, 2011.
ROUGEUX, N. Byrne’s Euclid The First Six Books of The Elements of Euclid With Coloured Diagrams And Symbols (website). https://www.c82.net/euclid/
SILVA, J. N.; PINTO, H. The Elements of Euclid: The Cornerstone of Modern Mathematics. In: Alexandrea Ad Aegyptum – The Legacy of Multiculturalism in Antiquity, pp. 211-220. Porto: Edições Afrontamento, CITCEM e CECHUC, 2013. DOI: https://doi.org/10.14195/978-989-26-0966-9_15
TATTERSALL J.; BEERY, J.; BRADLEY, R.; RICKEY, F.; SHIRLEY, L. History of Mathematics, sem ano. https://www.maa.org/sites/default/files/HistoryMathCourses.pdf
Downloads
Publicado
- Visualizações do Artigo 263
- PDF downloads: 308