Os Elementos de Euclides para o século XXI, um “upgrade” tecnológico em imagens interativas

Authors

DOI:

10.37084/REMATEC.1980-3141.2023.n44.pe2023009.id513

Keywords:

História da Matemática, Tecnologia, Educação Matemática, Os Elementos, Euclides

Abstract

A História e a Tecnologia são duas ferramentas bastante utilizadas no contexto da Educação Matemática. Contudo, a utilização simultânea destes dois instrumentos ainda é extremamente residual. Neste artigo iremos apresentar um exemplo de como utilizar a tecnologia, em particular, o GeoGebra, para abordar um livro marcante na História da Matemática: Os Elementos de Euclides. Utilizando este software de geometria dinâmica é possível novas abordagens às demonstrações de Euclides, permitindo que os estudantes tenham acesso a imagens construídas «passo a passo» e não apenas a uma imagem final estática como acontece num livro ou num pdf.

Downloads

Metrics

PDF views
322
Aug 01 '23Aug 04 '23Aug 07 '23Aug 10 '23Aug 13 '23Aug 16 '23Aug 19 '23Aug 22 '23Aug 25 '23Aug 28 '238
|

Author Biography

Hélder Pinto, Instituto Piaget (IP)

Concluiu o(a) Doutoramento em História e Filosofia das Ciências em 2013 pelo(a) Centro Interuniversitário de História das Ciências e da Tecnologia, Mestrado em Matemática em 2007 pelo(a) Universidade de Coimbra Faculdade de Ciencias e Tecnologia e Licenciatura em Matemática em 2004 pelo(a) Universidade do Porto Faculdade de Ciências. É Assistente no(a) Instituto Piaget de V. N. Gaia e Investigador no(a) Universidade de Aveiro Centro de Investigação e Desenvolvimento em Matemática e Aplicações. Publicou 18 artigos em revistas especializadas. Possui 2 capítulo(s) de livros e 6 livro(s). Coorientou 1 tese(s) de doutoramento. Orientou 1 dissertação(ões) de mestrado. Atua na(s) área(s) de Humanidades com ênfase em Filosofia, Ética e Religião com ênfase em História e Filosofia da Ciência e Tecnologia e Ciências Sociais com ênfase em Ciências da Educação. No seu currículo Ciência Vitae os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Historia da Matemática; Educação Matemática; Matemática Recreativa ; Divulgação de Ciência

References

BICUDO, I. (trad.) Os Elementos Euclides. São Paulo: Unesp, 2009.

BYRNE, O. The First Six Books of the Elements of Euclid in which coloured diagrams and symbols are used instead of letters for the greater ease of learners. London: William Pickering, 1847.

CLARK, K. History and Pedagogy of mathematics in mathematics education: History of the field, the potential of current examples, and directions for the future. In: Eleventh Congress of the European Society for Research in Mathematics Education, pp. 29-55. Utrecht: Utrecht University, 2019.

CLARK, K.; KJELDSEN, T.; SCHORCHT, S.; TZANAKIS, K. (Eds.). Mathematics, Education and History: Towards a Harmonious Partnership (ICME-13). Springer, 2018. DOI: https://doi.org/10.1007/978-3-319-73924-3

COMMANDINO, F. (tradução portuguesa). Elementos de Euclides. Dos seis primeiros livros, do undécimo e duodécimo da versão latina de Frederico Commandino. Coimbra: Imprensa da Universidade, 1855. http://www.mat.uc.pt/~jaimecs/euclid/elem.html

CULLEN, C.; HERTEL, J.; NICKELS, M. The Roles of Technology in Mathematics Education. The Educational Forum, v. 84, n. 2, p. 166-178, 2020.

https://doi.org/10.1080/00131725.2020.1698683 DOI: https://doi.org/10.1080/00131725.2020.1698683

CUOCO, A.; GOLDENBERG, P. A Role for Technology in Mathematics Education. The Journal of Education, v. 178, n. 2, pp. 15-32, 1996. https://doi.org/10.1080/00131725.2020.1698683 DOI: https://doi.org/10.1177/002205749617800202

DUARTE, A. L. (coord. científico) Azulejos que ensinam. Coimbra: Museu Nacional Machado de Castro e Universidade de Coimbra, 2007.

EATON, C. Technology and Math Education: ChatGPT Is Here–Now What? (Mathematical Association of America website), 2023. Disponível em: https://www.mathvalues.org/masterblog/technology-and-math-education-chatgpt-is-herenow-what. Acesso em: 17 maio 2023.

HEATH, T. Euclid, The Thirteen Books of The Elements (Vol. 1, 2 e 3). New York: Dover, 1956.

ISODA, M. Why we use historical tools and computer software in Mathematics Education: mathematics activity as a human endeavor project for secondary school. In: Proceedings of HPM & ESU4, pp. 132-141. Uppsala: Upsala Universitet, 2004.

ISODA, M.; AOYAMA, K. Mathematics history is another door for using technology in education: The change of belief in mathematics via exploring historical text with technology in the case of undergraduates. In: Proc. Fifth Asian Technology Conference in Mathematics, pp. 132-141. ATCM, Inc. USA, 2000.

JANKVIST, U. A categorization of the “whys” and “hows” of using history in mathematics education. Educational Studies in Mathematics, v. 71, n. 3, pp. 235–261, 2009. https://doi.org/https://doi.org/10.1007/s10649-008-9174-9 DOI: https://doi.org/10.1007/s10649-008-9174-9

JOYCE, D. Euclid’s Elements (website), 1996-7. http://aleph0.clarku.edu/~djoyce/java/elements/toc.html

PINTO, H. Os Elementos de Euclides – O Livro I (website), 2008. http://jnsilva.ludicum.org/elementos_livro_1/mat/elementos/index.htm

PINTO, H. (2.ª ed.). História da Matemática na Sala de Aula. Lisboa: Ludus, 2011.

ROUGEUX, N. Byrne’s Euclid The First Six Books of The Elements of Euclid With Coloured Diagrams And Symbols (website). https://www.c82.net/euclid/

SILVA, J. N.; PINTO, H. The Elements of Euclid: The Cornerstone of Modern Mathematics. In: Alexandrea Ad Aegyptum – The Legacy of Multiculturalism in Antiquity, pp. 211-220. Porto: Edições Afrontamento, CITCEM e CECHUC, 2013. DOI: https://doi.org/10.14195/978-989-26-0966-9_15

TATTERSALL J.; BEERY, J.; BRADLEY, R.; RICKEY, F.; SHIRLEY, L. History of Mathematics, sem ano. https://www.maa.org/sites/default/files/HistoryMathCourses.pdf

Published

2023-08-01
Métricas
  • Visualizações do Artigo 271
  • PDF (Português (Brasil)) downloads: 322

How to Cite

PINTO, Hélder. Os Elementos de Euclides para o século XXI, um “upgrade” tecnológico em imagens interativas. REMATEC, Belém, vol. 18, no. 44, p. e2023009, 2023. DOI: 10.37084/REMATEC.1980-3141.2023.n44.pe2023009.id513. Disponível em: https://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/513. Acesso em: 21 may. 2025.