Aproximações de π usando a tecnologia TI-Nspire CX II-T da Texas Instruments
DOI:
10.37084/REMATEC.1980-3141.2023.n44.pe2023010.id514Palavras-chave:
Tecnologia, História da Matemática, π, TI-Nspire CX II-T, Pensamento ComputacionalResumo
Com o presente artigo pretende-se fazer uma incursão pela História da Matemática à procura de aproximações do número , com o auxílio da Tecnologia TI-Nspire CX II-T da Texas Instruments. A nossa viagem começa com aproximações feitas pelos Babilónios, saltando até ao Antigo Egito passando pela Grécia Antiga e pela China. Não esquecemos Arquimedes, com uma aproximação à definição de limite, até que chegamos aos dias de hoje. Terminamos com a fórmula apresentada por Ramanujan que nos deixa completamente surpreendidos, ou não, com a incrível precisão das suas aproximações para uma única iteração. O Pensamento Computacional, enquanto Resolução de Problemas, está sempre presente ao longo do presente texto, pelo que nos atrevemos a dizer que o tema da História da Matemática é um magnífico exemplo de aplicação deste tema.
Downloads
Métricas
Referências
CANAVARRO, Ana Paula; MESTRE, Célia; GOMES, Dulce; SANTOS, Elvira; SANTOS, Leonor; BRUNHEIRA, Lina; VICENTE, Manuela; GOUVEIA, Maria João; CORREIA, Paulo; MARQUES, Pedro Macias; ESPADEIRO, Rui Gonçalo. Aprendizagens Essenciais de Matemática para o Ensino Básico. [S. l.]: Ministério da Educação, 2021. Disponível em: https://www.dge.mec.pt/aprendizagens-essenciais-ensino-basico.
CARVALHO E SILVA, Jaime. A história da matemática nos novos programas de Matemática em Portugal. In: NOBRE, Sérgio (ed.). 2nd Portuguese-Brazilian meeting on the history of mathematics and 2nd national seminar on the history of mathematics. Proceedings. Rio Claro: UNESP, Departamento de Matematica, 1997. p. 165–172. Disponível em: https://www.mat.uc.pt/~jaimecs/pessoal/histmatprogr2.html.
CARVALHO E SILVA, Jaime. A reforma curricular e a História da Matemática. Educação e Matemática, n.o 27, p. 27–31, 1993. .
CARVALHO E SILVA, Jaime. History of Mathematics in the classroom: hopes, uncertainties and dangers. In: NOBRE, Sérgio (ed.). Meeting of the HPM. Blumenau: [s. n.], 1994a. p. 129–135. Disponível em: https://www.mat.uc.pt/~jaimecs/pessoal/hpm.html.
CARVALHO E SILVA, Jaime. Princípios de Análise Matemática Aplicada. [S. l.]: McGraw-Hill, 1994b.
CARVALHO E SILVA, Jaime; CANAVARRO, Ana Paula; ALBUQUERQUE, Carlos; MESTRE, Célia; MARTINS, Hélder; ALMIRO, João; SANTOS, Leonor; GABRIEL, Luís; SEABRA, Olga; CORREIA, Paulo. Recomendações para a melhoria das aprendizagens dos alunos em Matemática. Lisboa: Direção Geral da Educação–Ministério da Educação, 2020. p. 345(345). Disponível em: https://dge.mec.pt/sites/default/files/Curriculo/Estudos_Relatorios/gtm_27_03_2020_relatorio_final.pdf.
CARVALHO E SILVA, Jaime; RODRIGUES, Alexandra; DOMINGOS, António; ALBUQUERQUE, Carlos; CRUCHINHO, Cristina; MARTINS, Helder; ALMIRO, João; GABRIEL, Luís; GRAÇA MARTINS, Maria Eugénia; SANTOS, Teresa; FILIPE, Nélida; CORREIA, Paulo; ESPADEIRO, Rui Gonçalo; CARREIRA, Susana. Aprendizagens Essenciais de Matemática do Ensino Secundário. Lisboa: Direção Geral da Educação–Ministério da Educação, 2023. Disponível em: http://www.dge.mec.pt/aprendizagens-essenciais-ensino-secundario.
COSTA, Ernesto. Programação em Python: Fundamentos e Resolução de Problemas. 1.a ed. Lisboa: FCA–Editora de Informática, 2018.
ESTRADA, Maria Fernanda. A História da Matemática no ensino da Matemática. Educação e Matemática, n.o 27, p. 17–20, 1993. .
ESTRADA, Maria Fernanda; SÁ, Carlos Correia; QUEIRÓ, João Filipe; SILVA, Maria do Céu; COSTA, Maria José. História da Matemática. [S. l.]: Universidade Aberta, 2000.
KATZ, Victor J. História da Matemática. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2010.
MATOS, João Filipe. Logo.Mat: Calculando PI. Educação e Matemática, n.o 5, p. 27–28, 1998. .
MATOS, João Filipe; GONÇALVES, Raul. Memória EeM: há 34 anos era assim... Educação e Matemática, n.o 162, p. 26, 2021.
PESTANA, Dinis; VELOSA, Sílvio. Introdução à Probabilidade e à Estatística. 4.a ed. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2008.
Downloads
Publicado
- Visualizações do Artigo 161
- PDF downloads: 158