Educação e Xamanismo: ensinar a complexa matemática da vida
DOI:
10.37084/REMATEC.1980-3141.2023.n45.pe2023012.id550Palavras-chave:
Educação, Complexidade, Saberes da Tradição, Xamanismo, Matemática da VidaResumo
Os conhecimentos construídos nas diferentes ciências nos revelam a complexa matemática da vida. Seja na alquimia, na medicina, na astrologia, seja na sociologia, na psicologia, na música e no xamanismo, encontramos as diversas conexões que se estabelecem entre todos na terra, onde se permitem fusões, combinações, potencialidades e outras operações. Uma educação de base complexa reconhece o diálogo entre saberes científicos e os saberes da tradição, em sintonia com a diversidade de estratégias que ensinem a viver. Uma educação que se propõe construir o sujeito integral pode ter como estratégia um educar para o presente e para o sensível, conforme argumenta Daniel Munduruku. Compreendendo como desafio maior a fragmentação dos saberes e a negação de outras narrativas, é preciso reafirmar a urgência de uma reforma do pensamento para uma educação da vida.
Downloads
Métricas
Referências
ALMEIDA, Maria da Conceição de. Complexidade, saberes científicos, saberes da tradição. 2. ed. revisada e ampliada. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2017.
ARAÚJO, Carlos Eduardo de. Xamanismo hoje: diálogos com uma sabedoria arcaica. Natal: U’KA Editorial, 2022.
ATLAN, Henri. Tudo, não, talvez: educação e verdade. Tradução Fátima Gaspar e Carlos Gaspar. Lisboa: Instituto Piaget, 1993.
KOPENAWA, Davi; ALBERT, Bruce. A queda do céu: palavras de um xamã Yanomami. São Paulo: Companhia das Letras, 2015.
KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.
MELCHIZEDEK, Drunvalo. Serpente de luz: o movimento da Kundalini da terra e a ascenção da luz femenia. Tradução de Dinora Oliveira. Vila Nova de Gaia: Lux-Citania, 2009.
MORIN, Edgar. A cabeça bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. Tradução de Eloá Jacobina. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2016.
MORIN, Edgar. Ensinar a viver: manifesto para mudar a educação. Tradução de Edgard de Assis Carvalho e Mariza Perassi Bosco. Porto Alegre: Sulina, 2015.
MORIN, Edgar. Rumo ao abismo? Ensaio sobre o destino da humanidade. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2011.
MORIN, Edgar. Saberes globais e saberes locais: o olhar transdisciplinar. Participação de Marcos Terena. Rio de Janeiro: Garamond, 2008.
MUNDURUKU, Daniel. Mundurukando 2: sobre vivências, piolhos e afetos: roda de conversa com educadores. Lorena: UK’A Editorial, 2017.
MUNDURUKU, Daniel. Das coisas que aprendi: ensaios sobre o bem viver. Lorena: DM Projetos Especiais, 2014.
MUNDURUKU, Daniel. O banquete dos deuses: conversa sobre a origem da cultura indígena brasileira. Ilustrações de Maurício Negro. 2. ed. São Paulo: Global, 2009.
MUNDURUKU, Daniel. Mundurukando. Participação especial de Ceiça Almeida. São Paulo: Uka Editorial, 2010.
PIMENTEL, Spensy Kmitta. O índio que mora na nossa cabeça. São Paulo: Prumo, 2012.
Downloads
Publicado
- Visualizações do Artigo 190
- PDF downloads: 154