Trilhando Caminhos Matemáticos: o papel da leitura e escrita na compreensão de geometria, grandezas e medidas
DOI:
10.37084/REMATEC.1980-3141.2024.n47.e2024010.id610Palavras-chave:
Leitura e escrita, Linguagem Matemática, Linguagem Materna, Ensino de matemáticaResumo
Este estudo tem por foco duas turmas de 6.° ano do Ensino Fundamental, de uma escola da rede pública de ensino do município de Jataí-GO. Centra-se na leitura e escrita para a apropriação da linguagem matemática. A pesquisa explorou a importância da linguagem como influência no modo de perceber o mundo e no pensamento, especialmente em relação à geometria, grandezas e medidas. A pergunta de pesquisa foi: “Quais são as contribuições da leitura e escrita para a formação da linguagem matemática, especialmente no contexto dos conceitos de geometria, grandezas e medidas no sexto ano do ensino fundamental?”. O objetivo geral era conectar a linguagem materna à linguagem matemática, com objetivos específicos, incluindo o desenvolvimento de habilidades de leitura/escrita, observação de características geométricas, e compreensão de medidas. O estudo envolveu instrumentos como testes, exercícios, figuras geométricas, e gêneros textuais. Os resultados indicaram êxito, evidenciando contribuições significativas da leitura e escrita para o pensamento crítico dos alunos e a apropriação da escrita matemática. O projeto enriqueceu a formação das futuras docentes, proporcionando uma experiência prática em sala de aula.
Downloads
Métricas
Referências
AZAMBUJA, Monique Teixeira. O uso do cotidiano para o ensino de Matemática em uma escola de Caçapava do Sul. 2013. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Exatas) – Universidade Federal do Pampa. Caçapava do Sul.
BARBOSA, K. C. B. A.; NACARATO, A. M.; PENHA, Paulo César da. A escrita nas aulas de Matemática revelando crenças e produção de significados pelos alunos. Série-estudos: Periódico do Mestrado em Educação da UCDB, Campo Grande-MS, v. 26, n. 1, p.81-84, jul. 2008.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: Ensino Fundamental. Brasília: MEC/Secretaria de Educação Básica, 2017.
FIORENTINI, D., MIORIM, M. A. Uma Reflexão sobre o Uso de Materiais Concretos e Jogos no Ensino da Matemática. Boletim SBEM-SP. São Paulo, ano 4, n.7, p. 5-10, jul./ago. 1990. Disponível em: <http://www.pucrs.br/ciencias/viali/tic_literatura/jogos/Fiorentini_Miorin.pdf>. Acesso em: 17 de nov. 2019
LORENZATO, Sérgio (Org.). O laboratório de ensino de matemática na formação de professores: coleção de professores. Campinas SP: Autores Associados, 2006.
MENEGOLLA, Angela Maria. Mapas Conceituais como Instrumento de Estudo na Matemática. Dissertação de mestrado- Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre - RS, 2006.
OLIVEIRA, M.K. Vygotsky: Aprendizado e Desenvolvimento um Processo Sócio-Histórico. 2 ed. São Paulo: Scipione, 1995.
PEREIRA, W.C.; SILVA, F.A. Aquisição da linguagem matemática a partir de estratégias diferenciadas e da metodologia da resolução de problemas. In: Congresso Nacional de Educação Matemática, 3., 2016, Paraíba. Anais eletrônicos... Paraíba: UFPB, 2016. Disponível em: < https://www.editorarealize.com.br/revistas/conedu/anais.php >. Acesso em 10 de jun. de 2019.
SANTOS, S. A. Explorações da Linguagem Escrita nas Aulas de Matemática. In: NACARATO, A. M.; LOPES, C. E. (Org.). Escritas e Leituras na Educação Matemática. Belo Horizonte: Autêntica, 2005, p. 129-140
SANTOS, Leonardo Silva. A Linguagem Desenvolvida A Partir da Leitura e Escrita em Matemática: O problema dos 21 vasos. In: Encontro Paraibano de Educação Matemática, 9., 2016, Paraíba. Anais eletônicos ... p.11. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/revistas/epbem/trabalhos/TRABALHO_EV065_MD3_SA13_ID747_27102016195132.pdf>. Acesso em: 10 jun. 2016.
SMOLE, Kátia S. Textos em matemática: por que não? In: SMOLE, Kátia S.; DINIZ, Maria Ignez (org.). Ler, escrever e resolver problemas: habilidades básicas para aprender matemática. Porto Alegre: Artmed, 2001, p. 29-68.
Downloads
Publicado
- Visualizações do Artigo 249
- PDF downloads: 153