À procura de um jardim de palavras: a transdisciplinaridade em Teresa Vergani
DOI:
10.37084/REMATEC.1980-3141.2021.n.p94-119.id323Palavras-chave:
Percurso intelectual, Teresa Vergani, Educação, transdisciplinaridadeResumo
Quais as escolhas de Teresa Vergani no seu percurso intelectual que a levaram a construir uma obra pautada pela transdisciplinaridade? Partindo desse questionamento, entrevistei os professores Iran Abreu Mendes e Carlos Aldemir Farias, amigos, interlocutores e leitores dos escritos da autora por mais de vinte anos. Os entrevistados falaram sobre os caminhos sinuosos, díspares e movediços que a levaram a incorporar a incerteza do conhecimento científico nas suas pesquisas acadêmicas. A narrativa revela a disciplina intelectual, o rigor do pensamento, a prática de uma ciência estética e plural, a sensibilidade nômade para ouvir as vozes dos diferentes povos e culturas, a compreensão dos saberes presentes nos distintos domínios de pensamento; a amizade construída pelo afeto e a Educação revestida com arte e criatividade. A entrevista semiestruturada foi transcrita, editada, acrescida com referências, imagens e notas de rodapé.
Downloads
Métricas
Referências
ALMEIDA, Maria da Conceição de; REIS, Mônica Karina Santos. Emergências de complexidade, reinvenção da universidade. Natal: EDUFRN, 2018.
ALMEIDA, Maria da Conceição de. Complexidade, saberes científicos, saberes da tradição. São Paulo: Ed. Livraria da Física, 2010 (Coleção Contextos da Ciência).
ALMEIDA, Maria da Conceição de; KNOBBE, Margarida Maria. Ciclos e metamorfoses. Uma experiência de reforma universitária. Porto Alegre: Sulina, 2003.
ALMEIDA, Maria da Conceição de; KNOBBE, Margarida Maria; ALMEIDA, Angela (Org.). Polifônicas ideias. Por uma ciência aberta. Porto Alegre: Sulina, 2003.
ALMEIDA, Maria da Conceição de et al. (Org.). Ensaios de complexidade. Porto Alegre: Sulina, 1997.
D’AMBROSIO, Ubiratan. Educação para uma sociedade em transição. Campinas, SP: Papirus, 1999.
D’AMBROSIO, Ubiratan. Educação Matemática: da teoria à prática. Campinas, SP: Papirus, 1996. (Coleção Perspectivas em Educação Matemática).
D’AMBROSIO, Ubiratan. Da realidade à ação: reflexões sobre educação (e) matemática. São Paulo: Summus, 1986.
FARIAS, Carlos Aldemir. Entrevista concedida a Louize Gabriela Silva de Souza sobre Teresa Vergani. Natal, 17 dez. 2017. Gravador de voz digital. Áudio de 2h e 2 min.
FARIAS, Carlos Aldemir (Org.). Iran Abreu Mendes: a docência como profissão. Natal: EDUFRN, 2011. p. 6-7.
FARIAS, Carlos Aldemir; MENDES, Iran Abreu. Apresentação. In: VERGANI, Teresa. A criatividade como destino: transdisciplinaridade, cultura e educação. São Paulo: Ed. Livraria da Física, 2009. p. 9-13.
GERDES, Paulus. Geometria dos trançados Bora na Amazônia peruana. São Paulo: Ed. Livraria da Física, 2010. (Coleção Contextos da Ciência).
MENDES, Iran Abreu. Entrevista concedida a Louize Gabriela Silva de Souza sobre Teresa Vergani. Natal, 17 dez. 2017. Gravador de voz digital. Áudio de 2h e 2 min.
MORIN, Edgar. Meus demônios. 5. ed. Tradução Leneide Duarte e Clarisse Meireles. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2010.
PRIGOGINE, Ilya. Ciência, razão e paixão. 2. ed. (Org. Maria da Conceição de Almeida e Edgard de Assis Carvalho). São Paulo: Ed. Livraria da Física, 2009. (Col. Contextos da Ciência).
SHELDRAKE, Rupert. Ciência sem dogmas: a nova revolução científica e o fim do paradigma materialista. São Paulo: Cultrix, 2014.
SOUZA, Louize Gabriela Silva de. Teresa Vergani: nomadismo, insubordinação, complexidade. 2019. 197f. Tese (Doutorado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.
VERGANI, Teresa. A criatividade como destino: transdisciplinaridade, cultura e educação. (Org. Carlos Aldemir Farias, Iran Abreu Mendes, Maria da Conceição de Almeida). São Paulo: Ed. Livraria da Física, 2009 (Coleção Contextos da Ciência).
VERGANI, Teresa. A surpresa do mundo. Ensaios sobre cognição, cultura e educação (Org. Iran Abreu Mendes e Carlos Aldemir Farias da Silva). Natal: Flecha do Tempo, 2003.
VERGANI, Teresa. Educação Etnomatemática: o que é? Lisboa: Pandora, 2000.
VERGANI, Teresa. Apontamentos sobre o sol e os seus símbolos. Faro: Centro Ciência Viva do Algarve, 1997.
VERGANI, Teresa. Excrementos do sol. A propósito de diversidades culturais. Lisboa: Pandora, 1995 (Olhos do Tempo).
VERGANI, Teresa. A palavra e a pedra. Lisboa: Universidade Aberta, 1993.
VERGANI, Teresa. O zero e os infinitos: uma experiência de antropologia cognitiva e educação matemática intercultural. Lisboa: Minerva, 1991.
Downloads
Publicado
- Visualizações do Artigo 201
- PDF downloads: 98