A História na produção de conhecimento na Amazônia Brasileira: ensinar e aprender
DOI:
10.37084/REMATEC.1980-3141.2024.n49.e2024001.id655Palavras-chave:
Ensino de História, Aprendizagem, Axiologia, ConhecimentoResumo
O espaço que conhecemos como Amazônia é ocupado há milênios por povos diversos, que construíram saberes variados sobre sua natureza e sociabilidade. Desde a invasão europeia, a produção de conhecimento na região conheceu novos contextos, em função dos processos de exploração que lhe foram impostos. Um deles diz respeito aos processos de produção de conhecimento reconhecidos pela ciência ocidental e a consequente construção de sistemas de ensino baseados no mesmo princípio. Neste artigo, discorreremos sobre a emergência de uma perspectiva que tem na História um paradigma de conhecimento e de educação. Ele é acionado para situar o que deve ser aprendido e o que deve ser ensinado, o que deve ser conhecido e o que deve ser obliterado. Assim, a História não se constitui apenas como uma “ciência do passado”, mas como uma perspectiva que orienta a produção de conhecimento e define as formas de sua socialização e aprendizado.
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