Uma trajetória histórica dos Poliedros da Pré-história à Antiguidade
DOI:
10.37084/REMATEC.1980-3141.2024.n47.e2024039.id686Palavras-chave:
História, Matemática, Poliedros, DesenvolvimentoResumo
Neste artigo, considerando a relevância da história dos conteúdos matemáticos para o ensino de matemática, buscamos oferecer ao docente de matemática uma literatura que atenda à demanda relacionada ao ensino de poliedros, por meio do desenvolvimento histórico desse conceito. Apresentamos os principais estudiosos que contribuíram para o desenvolvimento dos poliedros, em ordem cronológica, destacando seus perfis biográficos e suas respectivas contribuições, desde a Pré-história até a Antiguidade Clássica. Escolhemos esse recorte temporal por ser o período em que surgiram as primeiras noções geométricas sobre formas espaciais e sólidos, como os poliedros, que mais tarde seriam formalizados e aprofundados por diversos estudiosos. Concluímos que o estudo dos poliedros se desenvolveu significativamente ao longo do tempo, e que compreender a trajetória histórica dos conteúdos matemáticos pode levar a uma compreensão mais profunda dos conceitos matemáticos para uma melhor abordagem pedagógica em sala de aula.
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