Pensamento Algébrico no currículo de MS: um olhar para os anos iniciais do ensino fundamental

Autores

DOI:

10.37084/REMATEC.1980-3141.2024.n51.e2024009.id720

Palavras-chave:

Pensamento Algébrico, Currículo de Referência do MS, Análise interpretativa

Resumo

A Base Nacional Comum Curricular - BNCC para o Ensino Fundamental homologada em dezembro de 2017, torna-se necessário compreendermos a real importância do ensino de álgebra no desenvolvimento do Pensamento Algébrico.  Assim, este trabalho visa analisar o documento Currículo de Referência do Estado de Mato Grosso do Sul, para verificar a atual abordagem do currículo em que incorporar Álgebra nos anos iniciais do ensino fundamental. O foco de nossa investigação reside na seguinte interrogação: de que maneira o conteúdo de Álgebra se delineia no documento curricular da rede estadual de educação do Mato Grosso do Sul? Para alcançar uma compreensão ponderada e autêntica, esse estudo adotou a análise documental aliada ao levantamento bibliográfico como instrumentos para reunir informações acerca da construção do raciocínio algébrico nos anos iniciais do Ensino Fundamental e seu papel dentro do Referencial Curricular SED/MS. Embora nosso trabalho se alicerce nos pilares do Pensamento Algébrico  definidos por Almeida e Câmara (2017), ele transcende a teoria, incorporando uma abordagem interpretativa dentro de um estudo qualitativo e documental. Os resultados apontaram que o documento em questão explicitamente inclui a Unidade Temática da Álgebra nos primeiros anos do Ensino Fundamental, bem como a generalização, a relação e a aproximação da linguagem Matemática como aspectos fundamentais do processo de ensino visando ao desenvolvimento do Pensamento Algébrico.

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Biografia do Autor

Anildo Soares Flôr, Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul

Doutor em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Docente da Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul (SED/MS), Aral Moreira, MS, Brasil. 

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2024-12-31
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Como Citar

FLÔR, Anildo Soares. Pensamento Algébrico no currículo de MS: um olhar para os anos iniciais do ensino fundamental. REMATEC, Belém, v. 19, n. 51, p. e2024009, 2024. DOI: 10.37084/REMATEC.1980-3141.2024.n51.e2024009.id720. Disponível em: https://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/720. Acesso em: 1 maio. 2025.