Pensamento Algébrico no currículo de MS: um olhar para os anos iniciais do ensino fundamental
DOI:
10.37084/REMATEC.1980-3141.2024.n51.e2024009.id720Palavras-chave:
Pensamento Algébrico, Currículo de Referência do MS, Análise interpretativaResumo
A Base Nacional Comum Curricular - BNCC para o Ensino Fundamental homologada em dezembro de 2017, torna-se necessário compreendermos a real importância do ensino de álgebra no desenvolvimento do Pensamento Algébrico. Assim, este trabalho visa analisar o documento Currículo de Referência do Estado de Mato Grosso do Sul, para verificar a atual abordagem do currículo em que incorporar Álgebra nos anos iniciais do ensino fundamental. O foco de nossa investigação reside na seguinte interrogação: de que maneira o conteúdo de Álgebra se delineia no documento curricular da rede estadual de educação do Mato Grosso do Sul? Para alcançar uma compreensão ponderada e autêntica, esse estudo adotou a análise documental aliada ao levantamento bibliográfico como instrumentos para reunir informações acerca da construção do raciocínio algébrico nos anos iniciais do Ensino Fundamental e seu papel dentro do Referencial Curricular SED/MS. Embora nosso trabalho se alicerce nos pilares do Pensamento Algébrico definidos por Almeida e Câmara (2017), ele transcende a teoria, incorporando uma abordagem interpretativa dentro de um estudo qualitativo e documental. Os resultados apontaram que o documento em questão explicitamente inclui a Unidade Temática da Álgebra nos primeiros anos do Ensino Fundamental, bem como a generalização, a relação e a aproximação da linguagem Matemática como aspectos fundamentais do processo de ensino visando ao desenvolvimento do Pensamento Algébrico.
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Referências
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