Saberes da tradição: para um pensamento nômade e o encontro com a sabedoria

Autores

DOI:

10.37084/REMATEC.1980-3141.2025.n53.e2025006.id749

Palavras-chave:

Saberes da Tradição, Sabedoria, Nomadismo, Conhecimento pertinente

Resumo

Os saberes da tradição são a manifestação da capacidade humana de inventar e reinventar a realidade a partir das condições experimentadas por cada sujeito em suas circunstâncias. Ao contrário daquilo que é praticado pelo cientificismo, que segrega e estratifica, os saberes tradicionais identificam, reconhecem e reconciliam elementos da vida e dos vivos que lhes pertencem e podem ser encontrados ali mesmo onde as relações pessoais acontecem. Ignorados pela Ciência moderna, esses elementos executam sua revanche, impondo-se como saberes pertinentes em contraste com a produção de concepções, interpretações e verdades parciais do ideal de objetividade cultivado pelas ciências formais, que nem sempre conhecem a sabedoria. Isto, que parece depor contra nosso ideal de objetividade, revela a característica principal dos saberes da tradição e sua habilidade — a disposição para se mover em direção daquilo que é necessário para viver melhor, assim como os nômades fazem. Se queremos ciências mais inteligentes, dependemos desta disposição.

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Biografia do Autor

Maria da Conceição de Almeida, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutora em Ciências Sociais (Antropologia) pela PUCSP. Professora Titular da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, atuando junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação e ao Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais. Fundadora e coordenadora do Grupo de Estudos da Complexidade (GRECOM) e Membro da Association pour la Pensée Complexe, Paris.

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Publicado

2025-04-21
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Como Citar

ALMEIDA, Maria da Conceição de. Saberes da tradição: para um pensamento nômade e o encontro com a sabedoria. REMATEC, Belém, v. 20, n. 53, p. e2025006, 2025. DOI: 10.37084/REMATEC.1980-3141.2025.n53.e2025006.id749. Disponível em: https://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/749. Acesso em: 1 maio. 2025.

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos