Tecendo redes intelectivas na Matemática nos anos iniciais do ensino fundamental: relações entre currículo e avaliação externa (SPAECE)
Palavras-chave:
avaliação externa, Currículo, Matemática, ProfessoresResumo
O objetivo desse texto é refletir sobre o currículo de matemática da educação básica do estado do Ceará a partir da análise dos resultados do SPAECE na edição 2015. Espera-se que a reflexão sobre o currículo de matemática, seja decisiva para a supressão de um modelo de ensino que precariamente corresponde às exigências formativas, sem garantir que os estudantes construam com propriedade seus saberes. Neste estudo, usa-se metodologicamente os pressupostos da pesquisa documental e da pesquisa bibliográfica, por considerar-se os procedimentos apropriados para a organização das informações obtidas, na categorização e análises dos dados. (SEVERINO, 2007). Fomentados por pesquisas outras e documentos que tratam da temática, apresenta-se reflexões sobre o currículo de Matemática e as avaliações externas, a partir dos resultados do SPAECE, edição 2015. As análises dos resultados apontaram que as habilidades avaliadas relativas aos Níveis de Desempenho do 5º. ano do Ensino Fundamental dos anos iniciais, em Matemática, são apresentadas pela Secretaria da Educação-SEDUC e pelo CAEd, fundamentadas nas diagnósticos do desempenho dos estudantes nos descritores, o que de certo modo, possibilita aos educadores identificar as dificuldades dos estudantes, e assim, planejar e executar novas estratégias para melhorar os processos de ensino e de aprendizagem.
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