FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: UMA EXPERIÊNCIA COM FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA
Palavras-chave:
Educação Matemática, Formação inicial, Formação continuadaResumo
Este artigo apresenta os resultados de uma experiência integrando formação inicial e continuada com professores de Matemática, desenvolvida junto a alunos do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Luterana do Brasil (ULBRA), Canoas, Rio Grande do Sul, do Grupo de Pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIM), da mesma universidade, e dois professores de Matemática do Ensino Fundamental da rede pública de ensino, do município de Sapucaia do Sul/RS. As ideias metodológicas que nortearam essa investigação foram o interesse concentrado nas ações e nas interações cotidianas, com foco em uma perspectiva qualitativa, nos moldes de uma pesquisa-ação, buscando interpretações da realidade observada e a promoção de ações transformadoras, com implementação de uma experiência integrada entre a formação inicial e continuada, durante o desenvolvimento de um experimento utilizando o laboratório de informática da escola. Foi possível verificar que em um processo de discussão, reflexão e avaliação os envolvidos, tanto professores quanto futuros professores, sentem-se mais confiantes e motivados ao trabalho docente, encorajando-se ao desenvolvimento de ações inovadoras, junto aos alunos, que antes se sentiam inseguros e sem interesse em desenvolver um trabalho diferenciado do habitual. Embora as escolas possuam laboratório de informática modernizado e em condições de uso, os alunos, participantes do experimento, nunca tinham participado de aulas de Matemática utilizando tecnologias.
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