A teoria antropológica da didática e o estudo das inter-relações entre domínios numérico, algébrico e geométrico

Autores

  • Luiz Marcio Santos Farias
  • Maria Auxiliadora Lisboa Moreno Pires

Resumo

Os trabalhos desenvolvidos pelos professores e alunos no ensino secundário de Matemática, inscrevem-se em diferentes domínios. Investigações em Didática da Matemática já sinalizaram a possibilidade e a importância, para o processo de ensino-aprendizagem, das "idas e vindas" feitas entre os diferentes domínios  matemáticos. Este artigo se interessa pelo estudo das inter-relações entre   os   diferentes   domínios   matemáticos   no   ensino   secundário.   Mais precisamente as inter-relações entre os domínios numérico-algébrico e geométrico - NAG no Ensino Secundário de Matemática - EMS. Até o presente momento, pouco desenvolvido na didática da matemática, o estudo do NAG do ponto de vista da  transposição  didática,  das  práticas  dos  professores  e  da  resolução  de problemas constitui o tema das nossas pesquisas.

Downloads

Métricas

Visualizações em PDF
33
Jan 2011Jul 2011Jan 2012Jul 2012Jan 2013Jul 2013Jan 2014Jul 2014Jan 2015Jul 2015Jan 2016Jul 2016Jan 2017Jul 2017Jan 2018Jul 2018Jan 2019Jul 2019Jan 2020Jul 2020Jan 2021Jul 2021Jan 2022Jul 2022Jan 2023Jul 2023Jan 2024Jul 2024Jan 2025Jul 2025Jan 20265.0
|

Downloads

Publicado

2010-11-04
Métricas
  • Visualizações do Artigo 104
  • PDF downloads: 33

Como Citar

SANTOS FARIAS, Luiz Marcio; LISBOA MORENO PIRES, Maria Auxiliadora. A teoria antropológica da didática e o estudo das inter-relações entre domínios numérico, algébrico e geométrico. REMATEC, Belém, v. 5, n. 7, p. 14–22, 2010. Disponível em: https://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/395. Acesso em: 20 maio. 2025.

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos