Ensino de Matemática para Alunos Surdos no Contexto das Pesquisas do PPGECM/IEMCI/UFPA (2006-2016)
DOI:
10.37084/REMATEC.1980-3141.2023.n43.pe2023009.id465Palavras-chave:
Educação Matemática e Inclusão, Educação de Surdos, Língua Brasileira de SinaisResumo
O presente texto tem por objetivo apresentar reflexões em relação a educação matemática e educação de surdos no contexto das pesquisas desenvolvidas no Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemáticas da Universidade Federal do Pará (UFPA/PPGECM), no período de 2006 a 2016. Para isso, o estudo de caráter qualitativo, desenvolvido por meio de pesquisa bibliográfica, realizada a partir do catálogo online do UFPA/PPGECM, revisita alguns contextos históricos sobre a educação de surdos, em seus aspectos sociais, legais e linguísticos e, posteriormente introduz as pesquisas sobre a temática desenvolvida no referido Programa, por fim, as discussões inerentes ao objetivo deste estudo. Os resultados apontam para uma reafirmação sobre a necessidade da Língua Brasileira de Sinais (Libras) no ensino de matemática e uma mudança de como esta língua deve ser discutida e implementada nesse processo, assim como uma educação bilíngue que atenda às características socioculturais dos alunos surdos.
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