Matemáticas Divergentes no rio Maracapucu
DOI:
10.37084/REMATEC.1980-3141.2024.n47.e2024043.id708Palavras-chave:
Potencial criativo, Matemática divergente, Educação matemática críticaResumo
O objetivo deste artigo é evidenciar a diversidade cognitiva, manifestada na narrativa de um jovem socialmente estigmatizado em função de sua competência intelectual. A contraposição a matemática escolar favorece a emergência de matemáticas divergentes, em uma comunidade ribeirinha, margeada pelo rio Maracacupu, na Amazônia Paraense. Os saberes matemáticos divergentes constituídos na prática da venda da gasolina na beirada, demonstram o potencial criativo, aliado ao pensamento divergente constituído nas práticas socioculturais. Os resultados apontam a necessidade de uma educação que considere o contexto sociocultural dos indivíduos, seus saberes etnomatemáticos e seu modo de fazer cultura. Além de apontar a importância de uma Educação Matemática nas escolas ribeirinhas que respeite as formas do indivíduo matematizar o conhecimento e expressar sua inteligência.
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