O GeoGebra no estudo da reta e circunferência com estudantes de licenciatura em matemática
DOI:
10.37084/REMATEC.1980-3141.2021.n37.p123-139.id281Palavras-chave:
Formação de professores, GeoGebra, Ensino de matemática, Geometria analíticaResumo
Este artigo, proveniente de investigações realizadas pelo Grupo de Pesquisa em História, Educação e Matemática na Amazônia (GHEMAZ), tem como objetivo apresentar contribuições do uso das tecnologias no processo de ensino e aprendizagem de matemática. A experimentação aqui retratada foi desenvolvida com alunos de graduação e pós-graduação do curso de licenciatura em matemática e refere o uso do GeoGebra no estudo da reta e circunferência. Tomamos como aporte teórico os pressupostos do ensino por atividades e dos registros de representação semiótica. Ao final da investigação, podemos perceber contribuições da utilização do software GeoGebra principalmente na relação entre características da expressão algébrica desses objetos e suas representações no plano de coordenadas cartesianas. Concluímos que a utilização desse tipo de tecnologia (geometria dinâmica) promove um amadurecimento do conhecimento dos alunos, o que permite a estes identificar características e propriedades do objeto seja a partir de sua equação ou de sua representação geométrica.
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