O GeoGebra no estudo da reta e circunferência com estudantes de licenciatura em matemática

Autores/as

DOI:

10.37084/REMATEC.1980-3141.2021.n37.p123-139.id281

Palabras clave:

Formação de professores, GeoGebra, Ensino de matemática, Geometria analítica

Resumen

Este artigo, proveniente de investigações realizadas pelo Grupo de Pesquisa em História, Educação e Matemática na Amazônia (GHEMAZ), tem como objetivo apresentar contribuições do uso das tecnologias no processo de ensino e aprendizagem de matemática. A experimentação aqui retratada foi desenvolvida com alunos de graduação e pós-graduação do curso de licenciatura em matemática e refere o uso do GeoGebra no estudo da reta e circunferência. Tomamos como aporte teórico os pressupostos do ensino por atividades e dos registros de representação semiótica. Ao final da investigação, podemos perceber contribuições da utilização do software GeoGebra principalmente na relação entre características da expressão algébrica desses objetos e suas representações no plano de coordenadas cartesianas. Concluímos que a utilização desse tipo de tecnologia (geometria dinâmica) promove um amadurecimento do conhecimento dos alunos, o que permite a estes identificar características e propriedades do objeto seja a partir de sua equação ou de sua representação geométrica.

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Biografía del autor/a

Lucas Benjamin Barbosa Souza, Universidade do Estado do Pará

Mestrando do Programa de Pós-graduação em Ensino de Matemática - Universidade do Estado do Pará (PPGEM-UEPA). Professor de Matemática – Colégio Ideal

Natanael Freitas Cabral, Universidade do Estado do Pará

Doutor em Educação - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC- RJ) – Professor efetivo da Universidade do Estado do Pará (UEPA)

Citas

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Publicado

2021-01-18
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Cómo citar

BARBOSA SOUZA, Lucas Benjamin; FREITAS CABRAL, Natanael. O GeoGebra no estudo da reta e circunferência com estudantes de licenciatura em matemática. REMATEC, Belém, vol. 16, n.º 37, p. 123–139, 2021. DOI: 10.37084/REMATEC.1980-3141.2021.n37.p123-139.id281. Disponível em: https://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/57. Acesso em: 24 may. 2025.

Número

Sección

Artigos Cientí­ficos