Geometria Não Euclidiana na formação do professor de matemática: oficinas de práticas matemáticas

Autores

DOI:

10.37084/REMATEC.1980-3141.2024.n48.e2024002.id589

Palavras-chave:

Formação de Professores, Geometria Não Euclidiana, Oficina de Práticas Matemáticas

Resumo

Evidencia-se a necessidade da inserção de conteúdos relativos à Geometria Não Euclidiana na proposta curricular do Curso de Formação de Professores de Matemática. Nessa perspectiva, tem-se como objetivo, nesta pesquisa, propor Oficinas de Práticas Matemáticas, na formação de professores, para fomentar a inserção de assuntos da Geometria Não Euclidiana no currículo de cursos de licenciaturas em Matemática. Para levar a cabo essa proposição, desenvolveu-se uma pesquisa-ação com alunos do sétimo semestre da Licenciatura em Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão. O quadro teórico adotado foi a Teoria Antropológica do Didático, que elenca ferramentas necessárias para o desenvolvimento de Oficinas de Práticas Matemáticas como dispositivo de formação de professores. O resultado aponta as oficinas como um dispositivo importante para inserir a Geometria Não Euclidiana na formação de professores de Matemática e fomentar a presença deste campo da geometria na proposta curricular do Curso de Formação de Professor de Matemática no Maranhão.

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Biografia do Autor

Alexandre Pereira Sousa, Instituto Federal do Maranhão

Doutorado em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Professor (IFMA), São Luiz, Maranhão, Brasil. 

Renato Borges Guerra, Universidade Federal do Pará

Doutor em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Professor da Universidade Federal do Pará (UFPA), Belém, Pará, Brasil. 

José Messildo Viana Nunes, Universidade Federal do Pará

Doutor em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Professor da Universidade Federal do Pará (UFPA), Belém, Pará, Brasil. 

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Publicado

2024-02-09
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Como Citar

SOUSA, Alexandre Pereira; GUERRA, Renato Borges; NUNES, José Messildo Viana. Geometria Não Euclidiana na formação do professor de matemática: oficinas de práticas matemáticas. REMATEC, [s. l.], v. 19, n. 48, p. e2024002, 2024. DOI: 10.37084/REMATEC.1980-3141.2024.n48.e2024002.id589. Disponível em: https://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/589. Acesso em: 28 abr. 2024.