A Filosofia da Linguagem de Wittgenstein nas Pesquisas em Educação Matemática: produções do grupo de estudos e pesquisas em linguagem matemática
DOI:
10.37084/REMATEC.1980-3141.2024.n47.e2024047.id638Palavras-chave:
Linguagem Matemática, Filosofia da Linguagem, Wittgenstein, Grupo de Estudos, Educação MatemáticaResumo
A pesquisa documenta os quinze anos de trajetória do grupo de estudos e pesquisas em linguagem matemática da Universidade Federal do Pará idealizado pela professora doutora Marisa Rosâni Abreu da Silveira. O foco é a filosofia da linguagem de Wittgenstein e como seus conceitos foram aplicados. Utilizando pressupostos teóricos do segundo Wittgenstein, a pesquisa examinou teses e dissertações do grupo. Os principais conceitos abordados incluem jogos de linguagem, seguimento de regras, tradução, ver e ver como e gestos ostensivos. Destaca a centralidade da linguagem no processo educativo, especialmente no ensino da Matemática. O grupo também tem uma postura distinta das predominantes no campo da Educação Matemática, pois, traz reflexões que levam às mudanças nas práticas docentes dos professores, desde que estes sejam conscientes, quanto aos conceitos wittgensteinianos como técnicas a serem seguidas e não descobertas destacam a identificação de diferentes jogos de linguagem no contexto educacional, promovendo uma prática pedagógica mais consciente e crítica.
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