Elementos da natureza como mobilizadores de experiências matemáticas na Educação Infantil
DOI:
10.37084/REMATEC.1980-3141.2024.n47.e2024027.id612Palavras-chave:
Aprendizagem matemática, Elementos da Natureza, Experiência, Processos CognitivosResumo
A aprendizagem matemática é um processo que se inicia juntamente com o desenvolvimento da criança e é influenciado pelas experiências que ela constrói ao longo da vida. Nessa direção apresenta-se resultados de uma pesquisa qualitativa desenvolvida com o objetivo de compreender como a mobilização de processos cognitivos, por meio da exploração de elementos da natureza, na Educação Infantil, contribui para a aprendizagem matemática de crianças pequenas. Para a construção de dados, utilizou-se oficinas pedagógicas e roda de conversa com crianças de uma turma de jardim II, de uma escola municipal da cidade de Juruti-PA. Os resultados obtidos indicam que a aprendizagem matemática resulta da experiência, que é resultante de um processo reflexivo, que cada um constrói na interação com as coisas, e que, na Educação Infantil, flores, folhas, gravetos podem constituir um campo interativo que viabiliza a aprendizagem matemática.
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