Explorando a teoria antropológica do didático na análise de livros didáticos: abordagens e perspectivas
DOI:
10.37084/REMATEC.1980-3141.2024.n47.e2024040.id629Palavras-chave:
Teoria Antropológica do Didático, Educação Matemática, Análise de Livros DidáticosResumo
O presente artigo analisa o que os estudos publicados em revistas brasileiras na área de Educação Matemática, abordam sobre a Teoria Antropológica do Didático (TAD) como ferramenta metodológica para a análise de Livros Didáticos (LD) no interstício de 2019 a 2023. A presente pesquisa é de natureza qualitativa, do tipo empírica, onde analisou doze artigos publicados, de três revistas na área de Educação Matemática, Qualis A1 na Capes. Utilizou-se os critérios de seleção dos artigos, a escolha de periódicos em Educação Matemática, referência Qualis A1 (Quadriênio 2017/2020), em Língua Portuguesa e análise dos dados utilizando Análise de conteúdo. Os resultados da pesquisa indicaram que a análise de LD utilizando a TAD como ferramenta metodológica é importante para promover uma reflexão crítica sobre as práticas de ensino de matemática, contribuindo para a melhoria da qualidade do ensino e para o desenvolvimento de abordagens mais eficazes e significativas no contexto educacional.
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