Explorando a teoria antropológica do didático na análise de livros didáticos: abordagens e perspectivas

Autores

DOI:

10.37084/REMATEC.1980-3141.2024.n47.e2024040.id629

Palavras-chave:

Teoria Antropológica do Didático, Educação Matemática, Análise de Livros Didáticos

Resumo

O presente artigo analisa o que os estudos publicados em revistas brasileiras na área de Educação Matemática, abordam sobre a Teoria Antropológica do Didático (TAD) como ferramenta metodológica para a análise de Livros Didáticos (LD) no interstício de 2019 a 2023. A presente pesquisa é de natureza qualitativa, do tipo empírica, onde analisou doze artigos publicados, de três revistas na área de Educação Matemática, Qualis A1 na Capes. Utilizou-se os critérios de seleção dos artigos, a escolha de periódicos em Educação Matemática, referência Qualis A1 (Quadriênio 2017/2020), em Língua Portuguesa e análise dos dados utilizando Análise de conteúdo. Os resultados da pesquisa indicaram que a análise de LD utilizando a TAD como ferramenta metodológica é importante para promover uma reflexão crítica sobre as práticas de ensino de matemática, contribuindo para a melhoria da qualidade do ensino e para o desenvolvimento de abordagens mais eficazes e significativas no contexto educacional.

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Biografia do Autor

Josias da Silva Gomes, Universidade Federal do Amazonas

Mestrando em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIM/UFAM) e Licenciado em Matemática (UEA); Estudante de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIM/UFAM), Manaus, Amazonas, Brasil

Saulo Cézar Seiffert Santos, Universidade Federal do Amazonas

Doutor em Educação em Ciências pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste). Mestre em Ensino de Ciências pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA), especialização em Docência do Ensino Superior pelo Centro de Pesquisa da Amazônia (CEPAM), graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Atuo na Área de Ensino de Ciências do Departamento de Biologia do Instituto de Ciências Biológicas na Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGECIM), UFAM, campus Manaus. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação em Ciências, atuando principalmente nos seguintes temas: divulgação científica, aprendizagem significativa (D. Ausubel), analogias e metáforas no ensino, ensino de zoologia, análise dialética discursivo (Círculo de Bakhtin) e educação em espaços não formais. Membro da Associação Brasileira de Cristão na Ciência (ABC²) e líder do grupo de estudos em Manaus/AM.

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2024-11-24
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Como Citar

GOMES, Josias da Silva; SANTOS, Saulo Cézar Seiffert. Explorando a teoria antropológica do didático na análise de livros didáticos: abordagens e perspectivas. REMATEC, Belém, v. 19, n. 47, p. e2024040, 2024. DOI: 10.37084/REMATEC.1980-3141.2024.n47.e2024040.id629. Disponível em: https://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/629. Acesso em: 1 maio. 2025.

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Seção

Artigos Cientí­ficos