A Etnomatemática e suas relações epistemológicas no contexto de um Curso Técnico em Edificações

Autores

DOI:

10.37084/REMATEC.1980-3141.2025.n53.e2025003.id644

Palavras-chave:

Etnomatemática, Perspectiva Freireana, Educação Matemática, Educação Crítica, Educação Profissional Técnica e Tecnológica

Resumo

Este artigo tem por objetivo trazer uma contribuição no âmbito da Etnomatemática, a partir da realidade de um curso Técnico em Edificações, cursado em sua maioria por trabalhadores da construção civil. O referencial primário é sustentado pelas perspectivas teóricas  de Ubiratan D’Ambrosio e Paulo Freire. Como metodologia, foram utilizadas Palavras Geradoras e Exercícios Contextualizados de Geometria Plana relacionados à construção civil, a partir de  abordagem qualitativa de natureza aplicada, objetivando a exploração quanto ao procedimento de pesquisa participante. A proposta pedagógica foi aplicada em um curso técnico de edificações e foi pensada de modo de que todos os alunos pudessem desenvolver as atividades propostas, integrando novos conhecimentos, mas relacionando-os com a sua realidade, seja ela profissional ou social. Concluiu-se que é possível a aprendizagem matemática pela perspectiva freiriana de reconhecer o conhecimento do aluno, motivando-o a saber mais do que já sabe e confrontar aprendizagens na perspectiva da Etnomatemática.

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Biografia do Autor

Marli Silva de Moraes, Escola Técnica Estadual Parobé

Mestre em Docência para Ciências, Tecnologias e Engenharias - STEM pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (2022). Especialista em Educação Profissional para Jovens e Adultos-PROEJA (UFRGS/2010). Especialista em Educação Profissional (UNISC/2007). Especialista em Engenharia Clínica (HCPA-UFRGS/1997). Graduada em Engenharia Civil (PUCRS/1996). Professora da Disciplina de Fundamentos da Qualidade, Curso Técnico de Edificações, da Escola Técnica Estadual Parobé, município de Porto Alegre/RS (1999-atual). Atualmente, fundadora e CEO da Empresa Espaço Saúde Engenharia, Assessoria e Gestão Empresarial Ltda. Atuante no desenvolvimento de Projetos de Arquitetura para implantação e reformas para EAS.

Luciano Andreatta-da-Costa, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul

Possui graduação em Engenharia Civil (1994) e Licenciatura em Matemática (1998), pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, especialização em Edificações pela PUCRS (1996), mestrado (2000) e doutorado (2004) em Engenharia Civil pela UFRGS, no tema da Educação em Engenharia, tendo sido a tese premiada pelo PAPED - Programa de Apoio à Pesquisa em EAD da CAPES. É Professor Adjunto da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - UERGS, fazendo parte do corpo docente dos cursos de Engenharia, coordenando o Programa de Pós-Graduação em Formação Docente para Ciências, Tecnologias, Engenharias e Matemática - PPGSTEM e atuando como professor permanente no Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGED. Atua como professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências - PPGEC, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, onde orienta alunos de mestrado e doutorado. É Professor de Matemática da Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha. De fevereiro de 2011 a dezembro de 2014 exerceu o cargo de Diretor Técnico da Secretaria de Ciência, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico do Estado do RS e foi membro do Conselho Superior da UERGS. De 2007 a 2010 exerceu os cargos de coordenador de curso de Engenharia civil e Presidente de Colegiado de Engenharia e Tecnologias junto ao Centro Universitário Metodista do IPA. É vice-coordenador do comitê de assessoramento da FAPERGS da área de Educação. Tem experiência na área de Educação Científica e Tecnológica, com organização e capítulos de livros, artigos científicos, revisão de periódicos e editoras, bem como experiência em orientação acadêmica de mestrado e doutorado.

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Publicado

2025-04-17
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Como Citar

MORAES, Marli Silva de; ANDREATTA-DA-COSTA, Luciano. A Etnomatemática e suas relações epistemológicas no contexto de um Curso Técnico em Edificações. REMATEC, Belém, v. 20, n. 53, p. e2025003, 2025. DOI: 10.37084/REMATEC.1980-3141.2025.n53.e2025003.id644. Disponível em: https://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/644. Acesso em: 30 abr. 2025.

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos