A Etnomatemática e suas relações epistemológicas no contexto de um Curso Técnico em Edificações
DOI:
10.37084/REMATEC.1980-3141.2025.n53.e2025003.id644Palavras-chave:
Etnomatemática, Perspectiva Freireana, Educação Matemática, Educação Crítica, Educação Profissional Técnica e TecnológicaResumo
Este artigo tem por objetivo trazer uma contribuição no âmbito da Etnomatemática, a partir da realidade de um curso Técnico em Edificações, cursado em sua maioria por trabalhadores da construção civil. O referencial primário é sustentado pelas perspectivas teóricas de Ubiratan D’Ambrosio e Paulo Freire. Como metodologia, foram utilizadas Palavras Geradoras e Exercícios Contextualizados de Geometria Plana relacionados à construção civil, a partir de abordagem qualitativa de natureza aplicada, objetivando a exploração quanto ao procedimento de pesquisa participante. A proposta pedagógica foi aplicada em um curso técnico de edificações e foi pensada de modo de que todos os alunos pudessem desenvolver as atividades propostas, integrando novos conhecimentos, mas relacionando-os com a sua realidade, seja ela profissional ou social. Concluiu-se que é possível a aprendizagem matemática pela perspectiva freiriana de reconhecer o conhecimento do aluno, motivando-o a saber mais do que já sabe e confrontar aprendizagens na perspectiva da Etnomatemática.
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