Teoria da Objetivação, Sequência Fedathi e Letramento Matemático: reflexões sobre uma oficina de geometria

Autores

DOI:

10.37084/REMATEC.1980-3141.2024.n50.e2024005.id690

Palavras-chave:

Sequência Fedathi, Teoria da Objetivação, Letramento Matemático

Resumo

A oficina Sólidos geométricos natalinos e Realidade Aumentada: uma vivência com a Sequência Fedathi, a Teoria da Objetivação e Letramento Matemático feita com uma turma de 2° ano do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Fortaleza objetivou examinar as reflexões oriundas, a partir das interações colaborativas, na resolução de problemas de Geometria envolvendo conceitos como arestas, vértices e faces, relacionando-as à promoção do letramento matemático de acordo com a Base Nacional Comum Curricular. Foi utilizado o aplicativo Sólidos Realidade Aumentada e Sólidos Geométricos Natalinos, à luz da Sequência Fedathi e da Teoria da Objetivação. O estudo, qualitativo e descritivo, pautou-se na Análise de Conteúdo a partir de gravações e anotações. A análise permitiu refletir sobre a mudança de postura dos alunos por meio de práticas colaborativas. Observou-se compreensão quanto à importância do conhecimento geométrico, associando ao seu contexto, demostrando competências para o uso em situações do cotidiano, melhorando a aprendizagem.

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Biografia do Autor

Roberto da Rocha Miranda, Universidade Federal do Ceará

Doutorando em Ensino de Matemática e Ciências (RENOEN-UFC),mestre em Ensino de Matemática e Ciências(ENCIMA) pela Universidade Federal do Ceará(UFC),graduado em Matemática pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) e atua como professor efetivo de Matemática no município de Caucaia. Tem como áreas de interesse evasão escolar, ensino da matemática, metodologias de ensino e didática.

Marcília Cavalcante Viana, Universidade Federal do Ceará

Mestranda em Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática (ENCIMA – UFC). Professora da Prefeitura Municipal de Fortaleza desde maio de 2010, atuando como alfabetizadora, nas turmas de 2º ano. Desde janeiro de 2023 é membro do grupo de pesquisa e estudos da Universidade Federal do Ceará G-TERCOA - Grupo Tecendo Redes Cognitivas de Aprendizagem, que se constitui um grupo com um olhar interdisciplinar na formação do pedagogo direcionando aos estudos na linha da Matemática.

Maria José Costa dos Santos, Universidade Federal do Ceará

Pós-Doutora pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (ProPed/UERJ). Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte-UFRN. Graduada em Pedagogia e Mestre em Educação pela Universidade Federal do Ceará (PPGE/UFC). Licenciada em Matemática pela Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL).  Pesquisadora e orientadora nos Programas de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UFC), em Ensino da Rede Nordeste de Ensino (doutorado em Rede (RENOEN/Polo UFC), no Mestrado profissional em Ensino de Ciências e Matemática (ENCIMA/UFC).  Coordenadora da formação presencial e on-line de professores da rede municipal de Fortaleza e da rede estadual, por meio do grupo de estudos (GTERCOA/CNPq), via cursos de extensão na UFC.

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Publicado

2024-12-26
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Como Citar

MIRANDA, Roberto da Rocha; VIANA, Marcília Cavalcante; SANTOS, Maria José Costa dos. Teoria da Objetivação, Sequência Fedathi e Letramento Matemático: reflexões sobre uma oficina de geometria . REMATEC, Belém, v. 19, n. 50, p. e2024005, 2024. DOI: 10.37084/REMATEC.1980-3141.2024.n50.e2024005.id690. Disponível em: https://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/690. Acesso em: 1 maio. 2025.