Teoria da Objetivação, Sequência Fedathi e Letramento Matemático: reflexões sobre uma oficina de geometria
DOI:
10.37084/REMATEC.1980-3141.2024.n50.e2024005.id690Palavras-chave:
Sequência Fedathi, Teoria da Objetivação, Letramento MatemáticoResumo
A oficina Sólidos geométricos natalinos e Realidade Aumentada: uma vivência com a Sequência Fedathi, a Teoria da Objetivação e Letramento Matemático feita com uma turma de 2° ano do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Fortaleza objetivou examinar as reflexões oriundas, a partir das interações colaborativas, na resolução de problemas de Geometria envolvendo conceitos como arestas, vértices e faces, relacionando-as à promoção do letramento matemático de acordo com a Base Nacional Comum Curricular. Foi utilizado o aplicativo Sólidos Realidade Aumentada e Sólidos Geométricos Natalinos, à luz da Sequência Fedathi e da Teoria da Objetivação. O estudo, qualitativo e descritivo, pautou-se na Análise de Conteúdo a partir de gravações e anotações. A análise permitiu refletir sobre a mudança de postura dos alunos por meio de práticas colaborativas. Observou-se compreensão quanto à importância do conhecimento geométrico, associando ao seu contexto, demostrando competências para o uso em situações do cotidiano, melhorando a aprendizagem.
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