A produção do pensamento aritmético na formação inicial do pedagogo: contributos da Teoria da Objetivação

Autores

DOI:

10.37084/REMATEC.1980-3141.2024.n50.e2024003.id687

Palavras-chave:

Ensino da Matemática, Labor Conjunto, Ética Comunitária

Resumo

Este artigo, de abordagem qualitativa, através de uma pesquisa-ação desenvolvida com estudantes do curso de Licenciatura em Pedagogia, de uma Instituição Pública de Ensino Superior, apresenta elementos da Teoria da Objetivação, em especial, o labor conjunto e a ética comunitária. Estes, apresentam-se como basilares para o ensino da unidade temática Números e o desenvolvimento do pensamento aritmético crítico e reflexivo de futuros professores dos anos iniciais do ensino fundamental. Como suporte didático, também se discute acerca da estrutura geral, e seus elementos, de uma atividade à luz da referida teoria. Os dados foram coletados por meio de entrevistas não-estruturadas e registros fotográficos, para que, oportunamente, se pudesse triangular o referencial teórico da Teoria da Objetivação e da produção do conceito de número, com as informações coletadas dos sujeitos durante a pesquisa. Ademais, observa-se as contribuições da Teoria da Objetivação na formação matemática do professor pedagogo em formação inicial.

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Biografia do Autor

Carlos Renêe Martins Maciel, Universidade Federal do Ceará

Doutorando em Ensino pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professor da Secretaria de Educação do Estado do Ceará (SEDUC-CE) e da Secretaria Municipal de Educação de Fortaleza (SME-Fortaleza), Fortaleza, Ceará, Brasil. Endereço para correspondência: Rua do Pereiro, 1000, Conjunto Almirante Tamandaré, Jangurussu, Fortaleza, Ceará, Brasil, CEP: 60865-300.

Daniel Brandão Menezes, Universidade Federal do Ceará

Doutor pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professor da Universidade Estadual do Ceará (UECE) e da Universidade Federal do Ceará (UFC), Fortaleza, Ceará, Brasil. Endereço para correspondência: Rua Frei Vicente Salvador, 1325, Montese, Fortaleza, Ceará, Brasil, CEP: 60410-228.

Maria José Costa dos Santos, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Professora da Universidade Federal do Ceará (UFC), Fortaleza, Ceará, Brasil. Endereço para correspondência: Rua Holanda Amaral Campos, 90, Amador, Eusébio, Ceará, Brasil, CEP: 61769-390.

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Publicado

2024-12-26
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Como Citar

MACIEL, Carlos Renêe Martins; MENEZES, Daniel Brandão; SANTOS, Maria José Costa dos. A produção do pensamento aritmético na formação inicial do pedagogo: contributos da Teoria da Objetivação. REMATEC, Belém, v. 19, n. 50, p. e2024003, 2024. DOI: 10.37084/REMATEC.1980-3141.2024.n50.e2024003.id687. Disponível em: https://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/687. Acesso em: 1 maio. 2025.