Um encontro com o Pensamento Algébrico através da programação no Tinkercad

Autores

DOI:

10.37084/REMATEC.1980-3141.2024.n50.e2024008.id697

Palavras-chave:

Pensamento Algébrico, Programação, Teoria da Objetivação

Resumo

Este trabalho tem por objetivo analisar o desenvolvimento do pensamento algébrico durante a atividade de programação na plataforma Tinkercad. Mediante uma problemática real do cotidiano de cinco alunos de iniciação científica, do ensino médio, e de três professores, foi proposto a programação de uma simulação de semáforo com travessia de pedestre. A Teoria da Objetivação e a sua compreensão sobre o pensamento algébrico, forneceram o suporte epistemológico e teórico para a análise dos dados construídos e registrados por áudio e vídeo, por um período de nove aulas. Os dados foram analisados na perspectiva da caracterização do Labor Conjunto sobre pensamento algébrico. Durante o processo foi possível perceber o desenvolvimento de elementos cognitivos referentes à manipulação de grandezas indeterminadas, generalização e abstração, demonstrando a possibilidade de desenvolver o pensamento algébrico por meio da atividade programação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Rúbia Carla Pereira, Instituto Federal do Espírito Santo

Mestre em Educação em Ciências e Matemática pelo Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes). Professora do Instituto Federal do Espírito Santo, campus avançado de Viana, Espírito Santo, Brasil. Endereço para correspondência: Rodovia BR-101, Km 12, S/N, Universal, Viana – Espírito Santo, Brasil, CEP: 29134-400.

Alex Jordane, Instituto Federal do Espírito Santo

Doutor em Educação pela UFES. Professor Titular e pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciência e Matemática – Educimat – do Instituto Federal do Espírito Santo, Vitória, Espírito Santo, Brasil. Endereço para correspondência: Av. Vitória, 1729, Jucutuquara, Vitória – Espírito Santo, Brasil, CEP: 29040-780.

Referências

DELLA FONTE, Sandra Soares. Formação omnilateral e a dimensão estética em Marx. Curitiba, PR: Appris, 2020. Livro Digital – Kindle.

MAJMUTOV, Mirza I. La Enseñanza Problémica. Pueblo y Educacióned. Havana: [s. n.], 1983.

MOREY, Bernadete. Abordagem semiótica na Teoria da Objetivação. In. GOBARA, Shirley; RADFORD, Luis (Org.). Teoria da Objetivação: fundamentos e aplicações para o ensino e aprendizagem de ciências e matemática. São Paulo, SP: Livraria da Física, 2020, p. 43-70.

RADFORD, Luis. Iconicity and contraction: A semiotic investigation of forms of algebraic generalizations of patterns in different contexts. ZDM - International Journal on Mathematics Education, [s. l.], v. 40, n. 1, p. 83–96, 2008. https://doi.org/10.1007/s11858-007-0061-0 DOI: https://doi.org/10.1007/s11858-007-0061-0

RADFORD, L. Algebraic thinking from a cultural semiotic perspective. Research in Mathematics Education, 12(1). 2010, p. 1-19. https://doi.org/10.1080/14794800903569741 DOI: https://doi.org/10.1080/14794800903569741

RADFORD, L. On the cognitive, epistemic, and ontological roles of artifacts. In G. Gueudet, B. Pepin, & L. Trouche, (Eds.), From text to ‘lived’ resources. New York: Springer. p. 283-288, 2012.

RADFORD, L. Un recorrido a través de la Teoría de la Objetivación. In. GOBARA, Shirley; RADFORD, Luis (Org.). Teoria da Objetivação: fundamentos e aplicações para o ensino e aprendizagem de ciências e matemática. São Paulo, SP: Livraria da Física, 2020, p. 15-42.

RADFORD, Luis. O Ensino-aprendizagem da Álgebra na Teoria da Objetivação. In: MORETTI, Vanessa; RADFORD, Luis (org.). Pensamento algébrico nos anos iniciais: Diálogos e complementaridades entre a teoria da objetivação e a teoria histórico-cultural. São Paulo, SP: Livraria da Física, 2021a, p. 171–195.

RADFORD, Luis. Teoria da Objetivação: Uma perspectiva Vygotskiana sobre conhecer e vir a ser no ensino e aprendizagem da matemática. São Paulo, SP: Livraria da Física, 2021b.

Downloads

Publicado

2024-12-26
Métricas
  • Visualizações do Artigo 125
  • PDF downloads: 59

Como Citar

PEREIRA, Rúbia Carla; JORDANE, Alex. Um encontro com o Pensamento Algébrico através da programação no Tinkercad. REMATEC, Belém, v. 19, n. 50, p. e2024008, 2024. DOI: 10.37084/REMATEC.1980-3141.2024.n50.e2024008.id697. Disponível em: https://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/697. Acesso em: 1 maio. 2025.