Um encontro com o Pensamento Algébrico através da programação no Tinkercad
DOI:
10.37084/REMATEC.1980-3141.2024.n50.e2024008.id697Palavras-chave:
Pensamento Algébrico, Programação, Teoria da ObjetivaçãoResumo
Este trabalho tem por objetivo analisar o desenvolvimento do pensamento algébrico durante a atividade de programação na plataforma Tinkercad. Mediante uma problemática real do cotidiano de cinco alunos de iniciação científica, do ensino médio, e de três professores, foi proposto a programação de uma simulação de semáforo com travessia de pedestre. A Teoria da Objetivação e a sua compreensão sobre o pensamento algébrico, forneceram o suporte epistemológico e teórico para a análise dos dados construídos e registrados por áudio e vídeo, por um período de nove aulas. Os dados foram analisados na perspectiva da caracterização do Labor Conjunto sobre pensamento algébrico. Durante o processo foi possível perceber o desenvolvimento de elementos cognitivos referentes à manipulação de grandezas indeterminadas, generalização e abstração, demonstrando a possibilidade de desenvolver o pensamento algébrico por meio da atividade programação.
Downloads
Métricas
Referências
DELLA FONTE, Sandra Soares. Formação omnilateral e a dimensão estética em Marx. Curitiba, PR: Appris, 2020. Livro Digital – Kindle.
MAJMUTOV, Mirza I. La Enseñanza Problémica. Pueblo y Educacióned. Havana: [s. n.], 1983.
MOREY, Bernadete. Abordagem semiótica na Teoria da Objetivação. In. GOBARA, Shirley; RADFORD, Luis (Org.). Teoria da Objetivação: fundamentos e aplicações para o ensino e aprendizagem de ciências e matemática. São Paulo, SP: Livraria da Física, 2020, p. 43-70.
RADFORD, Luis. Iconicity and contraction: A semiotic investigation of forms of algebraic generalizations of patterns in different contexts. ZDM - International Journal on Mathematics Education, [s. l.], v. 40, n. 1, p. 83–96, 2008. https://doi.org/10.1007/s11858-007-0061-0 DOI: https://doi.org/10.1007/s11858-007-0061-0
RADFORD, L. Algebraic thinking from a cultural semiotic perspective. Research in Mathematics Education, 12(1). 2010, p. 1-19. https://doi.org/10.1080/14794800903569741 DOI: https://doi.org/10.1080/14794800903569741
RADFORD, L. On the cognitive, epistemic, and ontological roles of artifacts. In G. Gueudet, B. Pepin, & L. Trouche, (Eds.), From text to ‘lived’ resources. New York: Springer. p. 283-288, 2012.
RADFORD, L. Un recorrido a través de la Teoría de la Objetivación. In. GOBARA, Shirley; RADFORD, Luis (Org.). Teoria da Objetivação: fundamentos e aplicações para o ensino e aprendizagem de ciências e matemática. São Paulo, SP: Livraria da Física, 2020, p. 15-42.
RADFORD, Luis. O Ensino-aprendizagem da Álgebra na Teoria da Objetivação. In: MORETTI, Vanessa; RADFORD, Luis (org.). Pensamento algébrico nos anos iniciais: Diálogos e complementaridades entre a teoria da objetivação e a teoria histórico-cultural. São Paulo, SP: Livraria da Física, 2021a, p. 171–195.
RADFORD, Luis. Teoria da Objetivação: Uma perspectiva Vygotskiana sobre conhecer e vir a ser no ensino e aprendizagem da matemática. São Paulo, SP: Livraria da Física, 2021b.
Downloads
Publicado
- Visualizações do Artigo 125
- PDF downloads: 59