A produção de uma tarefa envolvendo a graduação da balhestilha com base nos aspectos metodológico da Teoria da Objetivação

Autores

DOI:

10.37084/REMATEC.1980-3141.2024.n50.e2024015.id704

Palavras-chave:

Balhestilha, Tarefa, Aspectos metodológicos da Teoria da Objetivação, História da Matemática, Ensino de Matemática

Resumo

Estudos buscando articular história e ensino de matemática tem crescido consideravelmente, entre eles, estão aqueles que trabalham com instrumentos históricos. Esse trabalho faz parte desse cenário, e seu contexto parte da Chronographia, Reportorio dos Tempos... (1603), em especial, do texto sobre a graduação da balhestilha, no qual pauta-se na construção de uma interface para articular história e ensino de matemática. Assim, esse estudo visa apresentar uma tarefa e seus problemas desenvolvidos com base nos aspectos metodológicos da Teoria da Objetivação (TO) em articulação com o texto sobre a graduação da balhestilha aplicado na formação inicial de professores de matemática. Como resultados se percebeu que é possível estruturar uma atividade de ensino-aprendizagem com base nos aspectos metodológicos da TO, envolvendo o objeto, objetivo, tarefas e problemas, que podem ser dialogados com aspectos históricos em torno da graduação da balhestilha, com vista a promover um trabalho conjunto entre professores e discentes.   

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Antonia Naiara de Sousa Batista, Universidade Estadual do Ceará

Doutora em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), Mestra em Ensino de Ciências e Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), Licenciada em Matemática pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Professora Adjunta do curso de Licenciatura em Matemática da UECE, Fortaleza, Ceará, Brasil. Endereço para correspondência: Av. Silas Munguba, 1700, Itaperi, Fortaleza, Ceará, Brasil, CEP: 60.740-903.

Ana Carolina Costa Pereira, Universidade Estadual do Ceará

Pós-Doutora em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Mestra em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Licenciada em Matemática pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Professora Adjunta do curso de Licenciatura em Matemática da UECE e Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UECE. Endereço para correspondência: Av. Silas Munguba, 1700, Itaperi, Fortaleza, Ceará, Brasil, CEP: 60.740-903

Referências

ALBUQUERQUE, Suziê Maria et al. Pesquisas envolvendo instrumentos históricos matemáticos e a interface entre história e ensino: uma visão dos trabalhos desenvolvidos no GPEHM. Revista BOEM, Florianópolis, v. 6, n. 12, p. 128 - 144, 2018. DOI: 10.5965/2357724X06122018128. DOI: https://doi.org/10.5965/2357724X06122018128

ALVES, Verusca Batista; PEREIRA, Ana Carolina Costa. Seno, cosseno e tangente: uma atividade com os círculos de proporção de William Oughtred (1633) na formação de professores de matemática. Revista de Educação em Ciências e Matemáticas - Amazônia, [S.I.], v. 16, n. 35, p. 74-88, dez. 2020. DOI: https://doi.org/10.18542/amazrecm.v16i35.8275

BATISTA, Antonia Naiara de Sousa; PEREIRA, Ana Carolina Costa. A balhestilha (1603) como um instrumento matemático para o estudo de medidas na formação de professores de matemática. Acta Scientiarum. Education, [S.L.], v. 43, p. 1-12, 23 nov. 2020. Universidade Estadual de Maringa. http://dx.doi.org/10.4025/actascieduc.v43i1.48188. DOI: https://doi.org/10.4025/actascieduc.v43i1.48188

BATISTA, Antonia Naiara De Sousa. A articulação de saberes geométricos com trigonométricos por meio da fabricação da balhestilha de Figueiredo (1603) para a construção de uma interface. 2023. 195 f. Tese (Doutorado em 2023) - Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2023. Disponível em: <http://siduece.uece.br/siduece/trabalhoAcademicoPublico.jsf?id=95521> Acesso em: 28 de março de 2024.

CHORLAY, Renaud; CLARK, Kathleen Michelle; TZANAKIS, Constantinos. History of mathematics in mathematics education: Recent developments in the field. ZDM–Mathematics Education, v. 54, n. 7, p. 1407-1420, 2022. DOI: https://doi.org/10.1007/s11858-022-01442-7

DIAS, Marisa da Silva; SAITO, Fumikazu. Interface entre história da matemática e ensino: uma aproximação entre historiografia e perspectiva lógico-histórica. In: IV Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, 2009, Brasília. Anais do IV Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática. Brasília: SBEM, 2009. p. G05-G05.

FIGUEIREDO, Manoel de. Chronographia Reportorio dos tempos, no qual se contem VI. partes, f. dos tempos: esphera, cosmographia, e arte da navegação, astrologia rustica, e dos tempos, e pronosticação dos eclipses, cometas, e sementeiras. O calendario Romano, com os eclypses ate 630. E no fim o uso, a fabrica da balhestilha, e quadrante gyometrico, com hum tratado dos relogios. Lisboa. 1603.

PEREIRA, Ana Carolina Costa; SAITO, Fumikazu. Os instrumentos matemáticos na interface entre história e ensino de matemática: compreendendo o cenário nacional nos últimos 10 anos. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, [S. l.], v. 5, n. 14, p. 109–122, 2018. DOI: 10.30938/bocehm.v5i14.225. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/225. Acesso em: 19 jan. 2024. DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v5i14.225

RADFORD, Luis. Methodological Aspects of the Theory of Objectification. Perspectivas da Educação Matemática, Mato Grosso, v. 8, n. 1, p. 547-567, jan. 2015.

RADFORD, Luis. Teoria da Objetivação: uma perspectiva vygotskiana sobre conhecer e vir a ser no ensino e aprendizagem da matemática. São Paulo: Livraria da Física, 2021. 332 p. Tradução de: Bernadete B. Morey e Shirley T. Gobara.

OLIVEIRA, Francisco Wagner Soares; PEREIRA, Ana Carolina Costa. El concepto de paralelismo entre planos sintetizados en el instrumento jacente no plano en la formación inicial de profesores de matemáticas. Paradigma (Maracay), v. XLIII, p. 432 - 452, 2022. DOI: https://doi.org/10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2022.p432-452.id1150

SAITO, Fumikazu; DIAS, Marisa da Silva. Interface entre história da matemática e ensino: Uma atividade desenvolvida com base num documento do século XVI. Ciência & Educação, São Paulo, v. 19, n. 1, p.89-111, 2013. DOI: https://doi.org/10.1590/S1516-73132013000100007

Downloads

Publicado

2024-12-26
Métricas
  • Visualizações do Artigo 104
  • PDF downloads: 37

Como Citar

BATISTA, Antonia Naiara de Sousa; PEREIRA, Ana Carolina Costa. A produção de uma tarefa envolvendo a graduação da balhestilha com base nos aspectos metodológico da Teoria da Objetivação. REMATEC, Belém, v. 19, n. 50, p. e2024015, 2024. DOI: 10.37084/REMATEC.1980-3141.2024.n50.e2024015.id704. Disponível em: https://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/704. Acesso em: 1 maio. 2025.