A produção de uma tarefa envolvendo a graduação da balhestilha com base nos aspectos metodológico da Teoria da Objetivação
DOI:
10.37084/REMATEC.1980-3141.2024.n50.e2024015.id704Palavras-chave:
Balhestilha, Tarefa, Aspectos metodológicos da Teoria da Objetivação, História da Matemática, Ensino de MatemáticaResumo
Estudos buscando articular história e ensino de matemática tem crescido consideravelmente, entre eles, estão aqueles que trabalham com instrumentos históricos. Esse trabalho faz parte desse cenário, e seu contexto parte da Chronographia, Reportorio dos Tempos... (1603), em especial, do texto sobre a graduação da balhestilha, no qual pauta-se na construção de uma interface para articular história e ensino de matemática. Assim, esse estudo visa apresentar uma tarefa e seus problemas desenvolvidos com base nos aspectos metodológicos da Teoria da Objetivação (TO) em articulação com o texto sobre a graduação da balhestilha aplicado na formação inicial de professores de matemática. Como resultados se percebeu que é possível estruturar uma atividade de ensino-aprendizagem com base nos aspectos metodológicos da TO, envolvendo o objeto, objetivo, tarefas e problemas, que podem ser dialogados com aspectos históricos em torno da graduação da balhestilha, com vista a promover um trabalho conjunto entre professores e discentes.
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Referências
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