Conteúdos Algébricos no Volume III da Proposta Curricular Ensino – 1º grau de Pernambuco (1974)
DOI:
10.37084/REMATEC.1980-3141.2024.n50.e2024016.id705Palavras-chave:
Ensino da álgebra, Documento curricular, Teoria da ObjetivaçãoResumo
A Proposta Curricular Ensino – 1º grau de Pernambuco (1974) é uma coletânea composta por 13 documentos com diversos temas como: componentes curriculares, objetivos gerais e específicos, conteúdos programáticos, orientações metodológicas e avaliação. Neste artigo, realizamos um estudo de um desses documentos, o Volume III - Ciências, que inclui a parte do ensino da Matemática. Dentro desse volume, há uma orientação para cada série escolar, indicando os conteúdos programáticos e seus respectivos objetivos específicos, sendo assim, examinamos os assuntos dispostos da 1ª a 8ª série, um a um, a fim de identificar os conteúdos algébricos. Para compreender esse documento curricular e seu processo de elaboração, nos valemos dos pressupostos da Teoria da Objetivação, considerando-o como um artefato cultural que emerge de ideologias que respondem às demandas de seus contextos histórico, social e cultural ao mesmo tempo que afirma essas ideologias.
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Referências
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