Pensamento algébrico: explorando uma tarefa com alunos dos anos iniciais do ensino fundamental
DOI:
10.37084/REMATEC.1980-3141.2024.n51.e2024004.id715Palavras-chave:
Pensamento algébrico, Anos iniciais, Sequência didática, Materiais didáticos manipuláveisResumo
Para desenvolver o pensamento algébrico nos anos iniciais do ensino fundamental pode-se propor tarefas com a identificação de padrões e regularidades, de modo a promover generalizações. Este artigo busca investigar como promover o desenvolvimento do pensamento algébrico em alunos dos anos iniciais do ensino fundamental com o uso de materiais didáticos manipuláveis por meio de uma sequência didática. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa, do tipo intervenção pedagógica. Participaram da pesquisa 19 alunos do 2º ano do ensino fundamental de uma escola da rede municipal de um município localizado no sul do estado do Espírito Santo. Foi possível identificar a construção do conceito de sequência e padrão, proporcionando aos participantes a generalização da sequência da tarefa proposta.
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