Pensamento algébrico: explorando uma tarefa com alunos dos anos iniciais do ensino fundamental

Autores

DOI:

10.37084/REMATEC.1980-3141.2024.n51.e2024004.id715

Palavras-chave:

Pensamento algébrico, Anos iniciais, Sequência didática, Materiais didáticos manipuláveis

Resumo

Para desenvolver o pensamento algébrico nos anos iniciais do ensino fundamental pode-se propor tarefas com a identificação de padrões e regularidades, de modo a promover generalizações. Este artigo busca investigar como promover o desenvolvimento do pensamento algébrico em alunos dos anos iniciais do ensino fundamental com o uso de materiais didáticos manipuláveis por meio de uma sequência didática. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa, do tipo intervenção pedagógica.  Participaram da pesquisa 19 alunos do 2º ano do ensino fundamental de uma escola da rede municipal de um município localizado no sul do estado do Espírito Santo. Foi possível identificar a construção do conceito de sequência e padrão, proporcionando aos participantes a generalização da sequência da tarefa proposta.

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Biografia do Autor

Luana Gonçalves Moulin, Instituto Federal do Espírito Santo

Licenciada em Matemática pelo Instituto Federal do Espírito Santo (IFES) campus Cachoeiro de Itapemirim.

Jorge Henrique Gualandi, Instituto Federal do Espírito Santo

Doutor em Educação Matemática (PUC-SP). Professor do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES) campus Cachoeiro de Itapemirim. Professor credenciado do Programa de Pós-Graduação em Ensino, Educação Básica e Formação de Professores da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) campus Alegre.

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Publicado

2024-12-31
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Como Citar

MOULIN, Luana Gonçalves; GUALANDI, Jorge Henrique. Pensamento algébrico: explorando uma tarefa com alunos dos anos iniciais do ensino fundamental. REMATEC, Belém, v. 19, n. 51, p. e2024004, 2024. DOI: 10.37084/REMATEC.1980-3141.2024.n51.e2024004.id715. Disponível em: https://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/715. Acesso em: 1 maio. 2025.