Algumas considerações teóricas sobre o ensino de matemática por atividades
DOI:
10.37084/REMATEC.1980-3141.2020.n15.p10-26.id283Palavras-chave:
Teorias de Educação Matemática, ensino por atividades, construtivismo, características de atividadesResumo
Investiga-se sete das principais tendências da Educação Matemática a partir do conceito unificador de ensino por atividades. O referido conceito é então considerado do ponto de vista teórico do construtivismo radical, complementado e corrigido pelo construtivismo social. Desta forma, depois de desmentir alguns mitos sobre as atividades, obtêm-se o delineamento das principais fases de atividades, a identificação de importantes características cognitivas e não-cognitivas delas e a constatação de importantes consequências para a sua implementação na sala de aula. Conclui-se que há duas principais abordagens para o ensino de matemática, uma em que o aluno é um agente ativo na construção do conhecimento através da sua participação em atividades e uma em que o aluno é um recipiente passivo na suposta transferência de conhecimento do professor.
Downloads
Métricas
Referências
DOCKWEILER, Clarence J. Children´s Attainment of Mathematical Concepts. 1996 (Mimeógrafo.)
FOSSA, John A. Intuitionist theory of mathematics education. E-book at < www.researchgate.net/publication/331438081_Intuitionist_Theory_of_Mathematics_Education>, 2019.
FOSSA, John A. Teoria intuicionista da educação matemática. Trad. Alberta M. R. B. Ladchumananandasivam. São Paulo: Livraria da Física, 2014. [Segunda edição.]
FOSSA, John A. Características de atividades para o ensino de matemática. In: FERNANDES, George Pimentel (Org.). Educação Básica. Crato: URCA, 2000.
FOSSA, John A. A história da matemática como uma fonte de atividades matemáticas. In: NETO, Fernando Raul (Ed.). Anais do seminário nacional de história da matemática. Recife: UFRPE, 1998.
MENDES, Iran Abreu. Ensino de trigonometria através de atividades históricas. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-Graduação em Educação. UFRN. Natal: UFRN, 1997.
MENDES, Iran Abreu, & FOSSA, John A. Tendências atuais na educação matemática: experiências e perspectivas. In: FOSSA, John A. (Org.). Educação Matemática [Volume 19 da Coleção EPEN]. Natal: EDUFRN, 1998.
SÁ, Pedro Franco de. Possibilidades do ensino de matemática por atividades. Belém: SINEPEM 2019. Disponível em http://sinepem.sbempara.com.br/file/V7.pdf.
SKEMP, Richard R. Structured activities for primary mathematics. London: Routledge, 1989.
Downloads
Publicado
- Visualizações do Artigo 627
- PDF downloads: 237