REFLEXÕES SOBRE O DESENVOLVIMENTO DA PRÁTICA SOCIAL E A PRODUÇÃO E SISTEMATIZAÇÃO DO CONHECIMENTO MATEMÁTICO

Authors

  • José Roberto Boettger Giardinetto Universidade Estadual Paulista

Keywords:

Marxismo, Cultura, Educação Matemática, Matemática Escolar

Abstract

O objetivo deste artigo é refletir sobre a questão cultural na Educação Matemática a partir da relação entre o desenvolvimento da prática social e a produção e sistematização do conhecimento matemático. Neste sentido num primeiro momento reflete-se sobre o nível de produção do conhecimento matemático em contextos sociais diversos em face ao nível de complexidade da realidade investigada. Em um segundo momento, tece-se considerações sobre a necessidade de se compreender o fenômeno da  cultura numa perspectiva totalizadora e  as  implicações diante da atomização da cultura em pesquisas de caráter etnográfico sobre a produção da matemática em contextos sociais específicos.

Downloads

Download data is not yet available.

Metrics

Metrics Loading ...

Published

2012-11-04
Métricas
  • Visualizações do Artigo 104
  • PDF (Português (Brasil)) downloads: 51

How to Cite

BOETTGER GIARDINETTO, José Roberto. REFLEXÕES SOBRE O DESENVOLVIMENTO DA PRÁTICA SOCIAL E A PRODUÇÃO E SISTEMATIZAÇÃO DO CONHECIMENTO MATEMÁTICO. REMATEC, Belém, vol. 7, no. 11, 2012. Disponível em: https://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/362. Acesso em: 1 may. 2025.

Issue

Section

Artigos Cientí­ficos