REFLEXÕES SOBRE O DESENVOLVIMENTO DA PRÁTICA SOCIAL E A PRODUÇÃO E SISTEMATIZAÇÃO DO CONHECIMENTO MATEMÁTICO

Autores

  • José Roberto Boettger Giardinetto Universidade Estadual Paulista

Palavras-chave:

Marxismo, Cultura, Educação Matemática, Matemática Escolar

Resumo

O objetivo deste artigo é refletir sobre a questão cultural na Educação Matemática a partir da relação entre o desenvolvimento da prática social e a produção e sistematização do conhecimento matemático. Neste sentido num primeiro momento reflete-se sobre o nível de produção do conhecimento matemático em contextos sociais diversos em face ao nível de complexidade da realidade investigada. Em um segundo momento, tece-se considerações sobre a necessidade de se compreender o fenômeno da  cultura numa perspectiva totalizadora e  as  implicações diante da atomização da cultura em pesquisas de caráter etnográfico sobre a produção da matemática em contextos sociais específicos.

Downloads

Métricas

Visualizações em PDF
55
Jan 2013Jul 2013Jan 2014Jul 2014Jan 2015Jul 2015Jan 2016Jul 2016Jan 2017Jul 2017Jan 2018Jul 2018Jan 2019Jul 2019Jan 2020Jul 2020Jan 2021Jul 2021Jan 2022Jul 2022Jan 2023Jul 2023Jan 2024Jul 2024Jan 2025Jul 2025Jan 20265.0
|

Downloads

Publicado

2012-11-04
Métricas
  • Visualizações do Artigo 111
  • PDF downloads: 55

Como Citar

BOETTGER GIARDINETTO, José Roberto. REFLEXÕES SOBRE O DESENVOLVIMENTO DA PRÁTICA SOCIAL E A PRODUÇÃO E SISTEMATIZAÇÃO DO CONHECIMENTO MATEMÁTICO. REMATEC, Belém, v. 7, n. 11, 2012. Disponível em: https://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/362. Acesso em: 24 maio. 2025.

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos